CRAS investe em capacitação de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

0

Na data de hoje (20), o Município e Guaíra, por intermédio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, da Secretaria de Assistência Social – SEMAS, participou na Sala de Reuniões de uma capacitação sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, com as equipes do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente – CEACA, SCFV da Pessoa Idosa.

A capacitação foi ministrada pelo Assistente Social e Coordenador do CRAS Fernando Silva Vilhalva, onde foi apresentado que o SCFV é um serviço ofertado de forma complementar ao trabalho social realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Tem caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. Deve ser ofertado de modo a garantir a segurança de acolhimento e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

Na ocasião foram apresentadas as especificidades do serviço para cada faixa etária, assim como os percursos que devem ser desenvolvidos nos grupos socioeducativos, sendo eles: Convivência Social, Direito de Ser e Participação. Também foram discutidos sobre o público do SCFV, acesso ao serviço e encaminhamentos, com a finalidade de definir fluxos para melhor atendimento dos usuários participantes.

A Secretaria de Assistência Social, Keila Marta, agradece a presença de todos os envolvidos e destaca o compromisso em cada vez melhorar a oferta do serviço, tanto em estrutura física como adequação de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009).

 

 

 

 

DICSI – Texto: Camille Vitória/Foto: assessoria SEMAS/Revisão: Cintia Marques
Acesse: https://www.guaira.pr.gov.br/noticias/noticia/431

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui