A campanha “Faça Bonito” é encerrado com premiação e carreata em Guaíra

0

 

Na última quarta-feira (18), o Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Educação, realizou a premiação do 1º Concurso Cultural, “Faça Bonito”.

Lucinéia Raimundo, Diretora do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) explica que o intuito deste concurso foi envolver a comunidade escolar na conscientização sobre o Dia 18 de maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A campanha, “Faça Bonito” teve início no dia 18 de abril, com o lançamento do 1º Concurso Cultural, sendo que as ações se intensificaram neste mês de maio com atividades realizadas em toda a Rede Municipal e Estadual de ensino, bem como nas comunidades indígenas e demais setores da sociedade. Por teatros lúdicos e palestras foi abordado a temática do abuso e exploração Sexual, com objetivo de conscientizar as crianças, adolescentes e a sociedade sobre as violações que podem ocorrer e quais as formas de pedir auxílio e de denunciar.

Segundo a Secretária de Assitência Social, Keila Marta, a violência sexual infelizmente não está longe da realidade, somente neste ano foram atendidos 10 casos de abuso sexual em Guaíra. A violência causa, marcas, e é por isso que foi importante realizar esta campanha para conscientizar e combater essa violação.

Gleissiele Tonelli, Coordenadora do Creas explicoua sistmática do Concurso. “O 1° Concurso Cultural, Faça Bonito foi realizado com os alunos dos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, onde os alunos do 4° ano participaram na categoria Desenho e os alunos do 5° ano na Categoria Tirinha. Em 11 de maio a Comissão Julgadora do concurso se reuniu para avaliar os trabalhos inscritos. Foram analisados 28 trabalhos, sendo 14 tirinhas e 14 desenhos, foram escolhidos três ganhadores de cada categoria”.

Segue os nomes dos ganhadores da categoria Desenho:
1º lugar: Daphiny Mauricio Shmeiske, da Escola Municipal Infantil Tancredo Neves;
2º lugar: Milena Pasquali de Oliveira, da Escola Municipal Almirante Tamandaré;
3º lugar: Lohan Machado Gambim, Escola Municipal Duque de Caxias.
Segue os nomes dos ganhadores da categoria Tirinha:
1º lugar: Esther Cordeiro Aquino, da Escola Municipal Almirante Tamandaré;
2º lugar: Alexia da Silva Horlando, da Escola Municipal Áurea Del Cortez Benck;
3º lugar: Emanuel Valmir de Souza, da Escola Municipal Arthur Costa e Silva.

Para Secretária Franciele Danelon, ações em parceria como a Campanha, Faça Bonito é sempre sinal de sucesso. “Além de ser prazeroso dividir o trabalho de um campanha como essa, é simplesmente satisfatório ter que conseguimos ter resultados, que o trabalho gera resultados e podemos passar a mensagem de que nossas escolas são lugares de acolhimento, onde as crianças estão amparadas pela segurança”.

O vice-prefeito Gileade Osti, destacou que a parceria da diretora Lucineia Raimundo e da professora Marli Jardim, é sinal de sucesso desde sempre e que não poderia ser diferente, na Campanha, Faça Bonito.” Sabemos que essas campanhas demandam, tempo, organização, disciplina e muita vontade de fazer, e isso a nossa equipe tem de sobra. Mas não posso deixar de observar que quando tem Lucinéia e Marli juntas, sempre podemos esperar isso que vimos nesses últimos 30 dias. Parabéns a todos”.

O prefeito Heraldo Trento, parabenizou a todos e agradeceu o comprometimento dos envolvidos, principalmente das parcerias do setor privado que ajudaram a Campanha, Faça Bonito a alcançar êxito”

Ainda, a solenidade contou com a presença do Promotor de Justiça, Sr. Esdras Soares Vilas Boas Ribeiro, que voltou de viagem antes do esperado, passou a noite na estrada e fez questão de estar na solenidade. “É só assim que fazemos a diferença, que conseguimos mudar o futuro para nossas crianças, conscientizando e mostrando para a sociedade que nós nos importamos e que nós olhamos para elas. Parabéns as escolas envolvidas. Recebi por várias fontes as ações de vocês e percebi que foi um trabalho muito bem feito”, explanou o promotor.

Após a premiação, a Campanha, Faça Bonito, encerrou suas atividades com uma linda passeata pelas ruas de Guaíra. Crianças de diversas escolas municipais e particulares caminharam com balões amarelos e laranjas, saindo de frente do Paço Municipal até a Praça Duque de Caxias. Durante a caminhada, a Professora Marli Jardim, que foi a atriz e roteirista do teatro, O Segredo de Tartanina, que passou por todas as turmas de 3º ano das escolas municipais, com a equipe do SEMAS (Secretaria de Assistência Social), distribuíram panfletos da Campanha pelo comércio de Guaíra.

 

 

 

 

DICSI – Texto: Camille Vitória/Foto e Revisão: Cintia Marques
Acesse: https://www.guaira.pr.gov.br/noticias/noticia/423

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui