Iguatemi – Secretaria de Saúde alerta pais para síndrome contagiosa entre crianças de até 5 anos

0

A secretaria municipal de saúde de Iguatemi, através da vigilância epidemiológica emitiu um alerta para chamar atenção e orientar pais e cuidadores de crianças nos primeiros cinco anos de vida.

Trata-se de uma síndrome denominada “mão-pé-boca”, que é uma doença contagiosa causada pelos vírus Coxsakie e Enterovírus e acomete principalmente crianças de até 5 anos.

Os sintomas são:
Febre, mal-estar, falta de apetite, vômitos, diarreia, pequenas bolhas nas palmas das mãos e plantas dos pés, lesões na boca e garganta. No geral a situação do quadro dura até 7 dias e não apresenta gravidade. Nesse período recomenda-se alimentos pastosos como purês e mingaus, pois são mais fáceis de engolir. Também é necessário manter a hidratação durante todo o dia, por meio de água ou sucos naturais (sucos com moderação).

Como evitar a doença:
Manter boa higienização do ambiente, lavar as mãos com frequência (principalmente após trocar as fraldas, caso a criança ainda faça uso); não compartilhar mamadeiras, talheres ou copos; descartar corretamente em lixeiro fechado, fraldas e lenços descartáveis; evitar o contato da criança doente com demais crianças e procurar atendimento médico caso necessite de medicamento ou o quadro não melhore.

Fonte/Agência: Ascom – Anailton Batista; Autor: Ascom – Anailton Batista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui