23 guairenses concluem o curso Bolsa Qualificação Cultural

0

O Município de Guaíra, via Diretoria de Cultura, da SEMTEC — Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, celebrou nesta noite de terça-feira (03), a entrega de certificados do Bolsa Qualificação Cultural aos 23 guairenses que participaram de mais uma edição da iniciativa.

Este curso utiliza recursos da lei emergencial Aldir Blanc, em apoio à cultura nacional, e oferece vagas para auxílios em diversos segmentos de arte e cultura, com 3 módulos de aprendizado divididos em 40 horas cada.

O primeiro módulo é comum a todos os segmentos, enquanto o segundo e o terceiro módulo da qualificação foram específicos para cada segmento do setor cultural, como: artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, livro e leitura, música, ópera, povos, comunidades tradicionais e culturas populares, teatro, e técnicos que atuam na cadeia produtiva da cultura.

A duração do curso foi de 3 meses, sendo que, ao final de cada módulo, o participante teve o direito de receber R$ 1 mil, totalizando R$ 3 mil ao final dos 3 módulos.

Conforme o diretor de Cultura, Lucas Rafacho, foram 23 guairenses que participaram da iniciativa nesta edição, onde o Município de Guaíra recebeu 69 mil reais destinados aos artistas, técnicos da cadeia produtiva da cultura, povos e comunidades tradicionais. “Agradeço toda a equipe envolvida neste processo. É uma grande satisfação entregar estes certificados emitidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, que sirvam para contribuir com o sucesso profissional de cada um de vocês”, declarou o diretor.

“Parabenizamos todos os cidadãos que participaram dessa turma do Bolsa Qualificação Cultural. Buscamos desenvolver ainda mais este segmento no Município, além do avanço que já observamos nos últimos anos. Ainda, preciso dar uma boa notícia nesta noite e anunciar que conseguimos liberar o retorno das oficinas culturais na cidade, como aulas de violão, teatro, dança, artes circenses, viola, fanfarra, instrumentos de sopro, e artesanato. É a cultura em total avanço na nossa cidade!”, ressaltou o secretário a SEMTEC, Marcelo Ronnie.

O vice-prefeito e chefe de Gabinete, Gileade Osti, agradeceu a presença de todos e destacou os benefícios que a iniciativa do governo do Paraná proporcionou aos artistas locais, principais afetados pelas restrições da pandemia do coronavírus. Lembrou que, enquanto à frente da SEMTEC, batalhou muito pelo desenvolvimento do ramo, que era pouco explorado, principalmente pelas políticas públicas de incentivo.

 

 

 

 

DICSI – Texto: Andressa Teleste/Foto: Natalia Acacio/Revisão: Cíntia Marques
Acesse: https://www.guaira.pr.gov.br/noticias/noticia/326

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui