O café, bebida queridinha do Brasil e do Mundo, tem três datas comemorativas no calendário!

0

Esta quinta, 14, é a primeira data comemorativa da série. Empresária do setor dá dicas para o preparo do café perfeito

Para quem gosta, todo dia é dia do café. Não precisa de motivo para celebrar o dia da bebida que possui um aroma irresistível e um sabor intenso. E muitas pessoas em nosso país partilham desta opinião, pois de acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil é o segundo maior consumidor mundial do grão com 13% da demanda global, com 21 milhões de sacas ao ano. E embora seja muito prazeroso celebrar o café, há que se explicar o porquê de tantas datas diferentes.

Em 14 de abril é celebrado o Dia Mundial do Café. Nesta data, a indústria cafeeira celebra a bebida que só é menos consumida que a água em todo o mundo.  Já no dia 24 de maio, além do Dia Nacional do Café, também é celebrado o dia barista (profissional especialista no preparo de bebidas à base de café). A data, 24 de Maio, foi oficializada pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC em 2005, para simbolizar a época de abertura da colheita do grão na maior parte do país. Por fim, em 1º de outubro temos o Dia Internacional do Café. Portanto, uma celebração global. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Café – OIC em 2015, com o objetivo de unificar as celebrações ao redor do mundo.

Dicas para preparar um café à altura das datas especiais

A melhor maneira para comemorar o Dia Mundial do Café é sem dúvida, beber uma xícara bem quente e saborosa da bebida. A cliente do Fort Atacadista e empresária Heloísa Garcia, do Café Doce Grão, listou algumas dicas importantes para que nenhuma propriedade da bebida seja desperdiçada:

Dica 1: Escolha um produto de qualidade

O café pode ser em pó ou em grão, mas é importante que ele seja de qualidade, e de preferência 100% café arábica. Caso possua um moedor de café em casa, então é recomendável que opte pelo café em grão e faça a moagem na hora, pouco antes do preparo e apenas na quantidade certa. As melhores marcas de café possuem o selo de pureza e qualidade da ABIC, que garante a procedência e assegura que o produto não contenha resíduos ou impurezas.

Dica 2: Conserve-o de forma adequada

Após abrir a embalagem do café, conserve-o protegido da luz, para que não haja oxidação e perda de suas propriedades. Use recipientes bem vedados, de metal, vidro ou plástico escuro, e guarde-o na geladeira, pois a baixa temperatura vai ajudar a preservar as suas propriedades. Consuma em até 15 dias depois de aberto, depois disso, já não vai possuir o mesmo sabor e aroma desejados.

Dica 3: Não adicione açúcar no pó ou na água

Algumas pessoas possuem o hábito de colocar o açúcar na água ou no pó para agilizar o preparo. Não faça isso. O adoçante e o açúcar removem todo o sabor da bebida. Deixe para adoçar somente depois de pronto ao seu gosto na sua xícara. O açúcar misturado na água pode alterar o ponto de ebulição da água e fazer com que o café vire uma espécie de xarope, prejudicando totalmente o preparo e o resultado.

Dica 4: Preste atenção na proporção e moagem

A proporção entre o pó e a água é fundamental em qualquer preparo. Para saber como fazer um bom café, você deve utilizar entre 2 ½ e 3 colheres (sopa) de pó para cada meio litro de água. O ideal é manter o equilíbrio, dependendo da sua preferência por um café mais forte ou mais fraco.

Dica 5: Não ferva a água

Para um café perfeito, não deixe a água ferver, use-a numa temperatura de, no máximo, 90°C. Quando deixamos a água ferver, a alta temperatura altera a acidez do pó, prejudicando o sabor final do café.

Outras dicas para o preparo de um bom café

  • Utilizar o pó de café apenas uma vez;
  • Escalde a garrafa térmica e o coador com água quente, para evitar o choque térmico;
  • Ao coar o café, depois de colocar no filtro ou coador, não mexer com colher ou outro utensílio;
  • Depois de pronto, o café deve ser consumido imediatamente, ou em no máximo uma hora depois.
  • Não reaqueça o café passado já frio para não alterar o seu sabor.

Café com estilo no atacarejo

De olho no mercado, uma das estratégias do Fort Atacadista na capital, para atrair os consumidores amantes da bebida, traz um variado mix de marcas Dentre as mais estilosas estão as cápsulas de café do Starbucks, a famosa marca de cafeterias norte-americana. Segundo a coordenadora de marketing regional, Rafaellen Duarte, as cápsulas chegam para compor a variedade de mercadorias oferecidas pela rede. “Temos grande variedade de produtos e com a chegada do Starbucks em nossas unidades, poderemos oferecer uma experiência atrativa de compra”, pontua. A marca encontra-se com exclusividade na loja da Cel. Antonino.

Nas lojas do Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, os consumidores que gostam de café podem encontrar variedades de produtos e marcas nacionais e internacionais, em cápsulas, grãos, torrados e moídos, além da facilidade no pagamento, com o Vuon Card.

Em Campo Grande, as lojas do Fort Atacadista funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h, nos seguintes endereços:

Loja Cafezais – Av. dos Cafezais, 01 – Jardim Centro OesteLoja Coronel Antonino – Rua São Borja, 586 – Vila RicaLoja Getúlio Vargas – Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo IILoja Guanandi – Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim JacyLoja Parati – Rua da Divisão, 1208Loja Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300Loja Tiradentes – Rua Antônio Bicudo, 112 – Jardim São LourençoLoja União – Rua Petrópolis, nº 1080 – bairro União

Sobre o Fort Atacadista – Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 48 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.

Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e um posto de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em fortatacadista.com.br e grpereira.com.br.

[goog_1950699827]
Para entrevistas ou informações, é só entrar em contato com a assessoria de imprensa pelo celular:  (67) 9 9254-6570 (também WhatsApp)

___________________
Este e-mail é destinado à divulgação de informações na imprensa e redes sociais.
Caso não tenha interesse em receber, responda colocando no assunto apenas um “não” que iremos removê-lo da lista de envio.
Fonte: Grupo Sato
Artigo anteriorDeus é Deus de vivos
Próximo artigoFala Sério 13/04/22

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui