Programa orienta jovens estudantes sobre educação financeira em MS

0

O começo da vida profissional é desafiador e exige vários esforços. Ter acesso a orientações financeiras nesse período pode ajudar a evitar erros comuns com as finanças e garantir um futuro promissor. Com esse objetivo, o Instituto Unicred criou o programa “Unipoupe”, desenvolvido com o apoio de parceiros, e que orienta jovens estudantes de 14 a 20 anos sobre educação financeira.

Em Mato Grosso do Sul, o programa iniciou por meio de uma parceria com o IEL/MS, uma empresa que atua como agente de integração de estágios, promovendo a interação entre estudantes, instituições de ensino e empresas dos setores público e privado. 

“Nós percebemos que os jovens, quando saem para os estágios e começam a receber suas bolsas, não sabem como lidar com esse dinheiro. Eles abrem a conta no banco e têm acesso aos limites oferecidos pelas instituições, mas não sabem diferenciar o que é o salário dele e o que é oferecido pelo banco, ficando, muitas vezes, com a conta negativa por não terem esse conhecimento. Foi aí que surgiu a ideia da parceria com o Instituto Unicred, oferecendo orientação para esses jovens para que eles aprendam a administrar seu dinheiro. Com isso, temos jovens mais saudáveis porque os problemas financeiros atrapalham o desempenho da pessoa como um todo, especialmente para os jovens, que estão começando a trilhar sua carreira profissional”, explica o superintendente do IEL/MS, Silvio Marães Ferreira.

Desde 2021, o programa Unipoupe Online tem o propósito de colaborar para a transformação e acessibilidade em relação ao conhecimento em finanças, por meio de videoaulas, em uma plataforma online. São oferecidos conteúdos sobre três dimensões da educação financeira: a primeira de autoconhecimento e objetivos, a segunda sonhos e planejamento e a terceira de execução e acompanhamento, além de algumas atividades, preparando os jovens para a vida pessoal e profissional. Ao fim do curso, o participante recebe um certificado. 

A gerente do Instituto Unicred, Nara Lopes, explica que a proposta é oportunizar aos jovens, em início da carreira profissional, orientação sobre como lidar com o dinheiro. “Com os primeiros salários, vem também a necessidade de começar a se organizar financeiramente para viver o seu presente e futuro da melhor forma possível. Uma vida financeira bem controlada é fundamental para quem deseja começar um patrimônio e realizar os seus objetivos. Os projetos e consultorias que desenvolvemos são desenhados com foco na criação de um mundo melhor e em sua transformação constante, oportunizando melhor qualidade de vida a esses jovens”, explica. 

O programa já atendeu mais de 700 estudantes em todo o país. Em Campo Grande, o projeto está iniciando e já está disponível para os estudantes cadastrados no IEL/MS. 

Para a jovem Vitória Gimenez Galvão, que já realizou o curso, o conhecimento adquirido foi extremamente educativo e enriquecedor. “Foi possível compreender o planejamento financeiro de forma muito mais simples e nos motivar a desenvolver novos hábitos em relação a isso. As aulas e as atividades auxiliam muito no autoconhecimento e na resolução destas metas, nos ensinam a criar métodos ou estratégias práticas, que nos levem à execução. O conhecimento obtido no curso serve não apenas na área financeira, mas também aborda conceitos básicos de gestão pessoal. Pretendo colocar em prática todas as dicas e desenvolver novos hábitos para este ano”, afirma. 

Já a estudante Letícia Azambuja Alves Peralta diz que os conteúdos são excelentes. “As palestrantes demonstram muito conhecimento e conseguem transmiti-los de forma clara e objetiva. Os conteúdos ajudaram a ampliar meu conhecimento, repensar meus objetivos, metas e sonhos. As atividades propostas me estimularam a continuar me organizando financeiramente”, conta. 

Entidades ou empresas de Campo Grande interessadas em oferecer gratuitamente o programa para seus jovens estudantes, de 14 a 20 anos, podem entrar em contato pelo site do Unipoupe: https://www.unipoupe.com.

Fonte: Infinito Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui