Período chuvoso facilita o aparecimento de mofo

0

Saiba como combater, higienizar e manter o ambiente saudável

Os primeiros meses deste ano estão sendo marcados por muita chuva em Mato Grosso do Sul. Água caindo do céu de forma amena ou intensa tem sido rotina na vida do sul-mato-grossense neste começo de ano. Nesta semana o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou Campo Grande e outras 51 cidades do estado em alerta para chuvas intensas. Todos os dias há alerta de chuvas intensas para Mato Grosso do Sul. Somente no último domingo (3), choveu em diversos pontos da Capital, com acumulado de 20,4 milímetros e 435 descargas elétricas, conforme a Energisa e o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp.

Com a umidade em torno de 60% a 95%, alguns espaços em casa ou no trabalho começam a apresentar problemas com mofo e bolor. A empresária Cristina Camargo reside em apartamento e passa boa parte do dia no trabalho, deixando sua casa fechada. “Com essa temporada de chuva, uma das paredes do quarto da minha filha começou a mofar. Fizemos ajustes no cômodo e combatemos o bolor com alguns produtos que temos em casa, como água sanitária, bicarbonato e vinagre”, comenta.

Mofo e saúde – O mofo, também conhecido como bolor, é uma colônia de fungos que se aloja em locais úmidos, escuros, fechados e com pouca ventilação. A presença desses fungos é prejudicial à saúde e pode causar doenças como problemas respiratórios, alergias na pele e até infecções nos pulmões. O mofo se manifesta com manchas pretas ou verdes nas paredes, tetos, superfícies de objetos e em locais úmidos, como banheiros, cozinhas, banheiras, e perto de aparelhos como ar-condicionado. Combater os fungos e retirar toda a mancha de bolor é essencial para que sua ação tóxica não prejudique as pessoas que convivem no local afetado.

Cliente do Fort Atacadista União, Cristina Camargo dá as dicas de como conseguiu eliminar o mofo em sua casa com ingredientes simples e de baixo custo:

Vinagre branco – Coloque uma boa quantidade de vinagre branco em um borrifador. Depois, borrife-o sobre a superfície mofada e deixe por uma hora. Limpe a área com água e deixe secar. “Mas precisa ser vinagre puro, se acrescentar água ele não tem o mesmo efeito”, diz Cristina.

Bicarbonato de sódio – Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo. Para deixar a dica mais potente, misture o bicarbonato com uma parte de vinagre branco e uma parte de água. Mexa a mistura até que se torne uma pasta grossa. Espalhe-a na superfície e deixe secar. Esfregue o mofo e as manchas pretas e limpe com água.

Água sanitária – Prepare uma solução de 100 ml de água sanitária para cada litro de água. Deixe a solução agir por 30 minutos e depois retire-a com um pano limpo ou esponja. “Neste caso é bom avaliar se o local resiste à ação da água sanitária para não estragar os móveis ou desbotar a pintura de paredes”, explica Cristina. “São formas simples para ficar livre do mofo em casa sem gastar muito. Em janeiro já fui ao Fort e comprei os três itens para deixar na despensa e manter nossa casa limpa e agradável”, contou Cristina. Em Campo Grande, o Fort Atacadista possui oito lojas estrategicamente distribuídas pela cidade para o conforto do cliente, com oferta de produtos em todos os segmentos.

Sobre o Grupo Pereira – Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 48 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.

Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e um posto de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em fortatacadista.com.br e grpereira.com.br.

 

Para entrevistas ou informações, é só entrar em contato com a assessoria de imprensa pelo celular:  (67) 9 9254-6570 (também WhatsApp)

Fonte: Grupo Sato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui