Aquário do Pantanal: Grupo Cataratas anuncia desistência e Governo do Estado assume gestão temporária até outra empresa ser escolhida

0

Conselho Administrativo do Grupo Cataratas decidiu pela desistência amigável do contrato de concessão no modelo de PPP (Parceria Público-Privada). O documento foi assinado em 2014 entre o Imasul e o Grupo Cataratas visando a operacionalização do Aquário do Pantanal.

 

Governo do Estado vai assumir a gestão temporária por um ano, até que outra empresa ser escolhida por meio de nova licitação. “Se necessário for, vamos ter que criar uma estrutura para administrar o Aquário e abrir à visitação, até buscarmos uma nova empresa”, afirmou Azambuja, após reunião com o grupo no início deste ano . .

 

“O contrato no modelo de PPP permite um distrato amigável. Houve um posicionamento da empresa, reforçando que o Aquário do Pantanal é o maior aquário de água doce e apresenta condições extremamente adequadas sob o ponto de vista de atratividade como

destino turístico. Porém, neste momento, houve um reposicionamento estratégico do Grupo Cataratas”, explicou Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

 

Grupo Cataratas informou que está participando de uma série de concessões no país. “Devido a essa revisão estratégica e ao tempo decorrido entre o processo de concessão e a entrega desse ativo, houve um reposicionamento da empresa. O Conselho de Administração do Grupo tomou a decisão então de não assumir a concessão do Aquário do Pantanal, fazendo desta forma um distrato amigável entre as partes como assim já previa o contrato de concessão”, finalizou Verruck.

 

Aquário do Pantanal 

A meta do Governo do Estado é que o Aquário do Pantanal seja concluído em fevereiro de 2022, com entrega prevista para março do mesmo ano, sendo que o custo final de R$ 230 milhões (valor previsto em setembro de 2021). “O último contrato termina em julho de 2022. Nossa expectativa é em março entregar toda a obra, inclusive antecipando esse último contrato. Isso já foi tratado com a empresa. Eles têm toda a condição e capacidade de execução. Estamos buscando essa antecipação justamente para colocar a obra à disposição da população. Esse é nosso objetivo”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

 

Estrutura 

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário contará com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de 1 tanque de abastecimento e 1 tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de 5 milhões de litros de água.

 

Site

Site Aquário Transparente é uma ferramenta de trabalho que tem como objetivo além de apresentar as principais informações da obra, divulgar o cronograma das frentes de trabalho, assim como fotos e vídeos do empreendimento, o site Aquário Transparente está disponível por meio do endereço https://aquariotransparente.ms.gov.br.

Edemir Rodrigues/Portal MS

Expectativa: Aquário do Pantanal promete ser referência mundial

Aquário do Pantanal

 

 

Fonte: CapitalNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui