Tereza Cristina vai ao Canadá sexta-feira para negociar importação de fertilizantes

0

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, informou neste domingo (6), que viajará ao Canadá próxima sexta-feira (11) negociar a compra de mais fertilizantes. A avaliação da ministra é que o Brasil diversifique os países importadores para diminuir a dependência da Rússia em caso de um prolongamento da guerra.

Em fevereiro, Tereza Cristina esteve no Irã e visitou o complexo industrial petroquímico. Lá, ela conseguiu arrancar – dos empresários e da classe política da república islâmica – a promessa de venda de mais fertilizantes. Dias depois, o governo iraniano anunciou que – ainda este ano – vai triplicar as exportações para o Brasil, embora nenhum dos dois governos tenha anunciado esses quantitativos.

A ministra disse, ainda, que este mês será anunciado o Plano Nacional de Fertilizantes – uma parceria entre governo federal e iniciativa privada. Paralelamente, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está desenvolvendo pesquisas com alternativas para aumentar a eficiência do plantio com o menor uso de fertilizantes.

Tereza Cristina fez questão de ressaltar que também estão sendo trabalhadas estratégias de fomento e financiamento para aumento da produção de bioinsumos, fertilizantes organominerais, nanotecnologia e agricultura digital. “A agricultura brasileira é forte, vai continuar forte. Somos uma potência agroalimentar e temos que dar as alternativas para ela continuar trabalhando”, destacou a ministra.

 

 

Fonte: MidiaMax

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui