Tecnoagro 2022 começa terça-feira (08) em Chapadão

0

Evento promovido pela Fundação Chapadão apresenta 

Na terça-feira, dia 8, começa a Tecnoagro 2022, com um novo desafio: a necessidade de fertilizantes para a produção de grãos. Andrea Cordeiro, colunista do Canal Rural e da Missão Mulheres do Agro, será a palestrante do Circuito Aprosoja, e abordará o “Mercado e suas tendências: Milho 2ª Safra e Soja 2022/2023”. Certamente, as preocupações com insumos para a produção agropecuária e o aumento do custo de produção devem permear o debate que acontece no primeiro dia do evento, agendado para às 10 horas da manhã.

O diretor-presidente da Embrapa, Dr. Celso Moretti, já confirmou presença para a abertura do evento, junto com o secretário de Estado, Jaime Verruck, que acontece antes da palestra do Circuito Aprosoja, agendada para às 8 horas.

Além das pesquisas dirigidas pela própria Fundação Chapadão, as empresas apresentam as novidades para safra. Em 2020, último ano do evento, a Tecnoagro trouxe mais de 3 mil produtores rurais. Este ano a expectativa é que a quantidade de visitantes aumente. “Os produtores rurais gostam de conferir in loco os resultados dos produtos”, garante o presidente da entidade, Ilton Henrichsen.

Durante todos os dias, os participantes terão acesso à visitas a campo, com orientações sobre cultivares de soja, milho, sorgo, pastagens, algodão, entre outras culturas, informações sobre o manejo de doenças, pragas, nematóides, uso de máquinas e equipamentos agrícolas.

Temas como integração lavoura pecuária, agricultura de precisão e informações nutricionais de culturas também fazem parte das visitas. Outra atividade que complementa a programação será o Circuito de Negócios e Agências Financeiras, além de visitas aos estandes, que este ano, somam 60 expositores.

Em Chapadão do Sul, na safra de soja 2020/2021, a área plantada foi de 105.815,41 hectares, com produtividade de 75,27 sc/ha e produção de 477.883,55 toneladas. Para a safra 2021/2022, a área plantada foi de 113.203,90 ha. Já o milho, teve uma safrinha de 284.223,74 toneladas, em uma área total de 51.781,54 ha e produtividade de 91,48 sc/ha. Os dados de soja e milho são do projeto Siga MS (Aprosoja MS/Famasul/Gov do Estado).

A Fundação Chapadão completa 25 anos em agosto deste ano e foi criada  por produtores da região e hoje reúne uma centena de associados. Sua área de atuação soma mais de 500 mil hectares de agricultura. Na última edição da TecnoAgro, em 2020, o presidente da instituição,  Ilton Henrichsen, comemorava a alta produtividade da região. Na abertura, o presidente apontou que a instituição presta serviços de pesquisa agronômica e desenvolvimento de soluções e tecnologias integradas na agricultura, incluindo a difusão de conhecimento técnico e transferência de tecnologia e experiência para toda a cadeia agropecuária.

TECNOAGRO 2022

Chapadão do Sul tem cerca de 1 milhão de hectares plantados. Soja, milho e algodão são os principais cultivos produzidos. O município tem a maior economia e população da região norte do Estado de MS, faz divisa com Goiás e está próximo a Mato Grosso. A TecnoAgro está em sua 24ª edição e é realizada pela Fundação Chapadão. Este ano, o evento acontece  de 8 a 10 de março. A entrada é gratuita. Em 2020, 4 mil pessoas visitaram os estandes da feira, que contou com cerca de 60 expositores. O evento conta com o apoio da Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja), SEMAGRO e Governo do Estado, da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja MS), da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MS), SEBRAE, FUNDECT, COPRASUL, CREA-MS, AMPASUL, Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, Câmara Municipal de Chapadão do Sul e Sindicato Rural de Chapadão do Sul.

Fonte: Fabiane Sato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui