Prefeitura de Naviraí iniciou o trabalho de Abordagem Social e Busca Ativa

0

A Prefeitura de Naviraí através da GEAS – Gerência de Assistência Social iniciou, no final do mês de janeiro, o serviço especializado intitulado Abordagem Social. A ação está sendo realizada pela equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social.

Este atendimento está sendo ofertado de forma continuada e programada. A finalidade central da ação é assegurar o trabalho social de abordagem e busca ativa que, em seu bojo, identifica situações como, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, e pessoas em situação de rua.

“Identificada qualquer uma destas situações, a equipe busca a resolução de necessidades imediatas e, sobretudo, promove a inserção da pessoa na Rede de Serviços, visando garantir os seus direitos”, sustenta a gerente de Assistência Social Lucinéia Pulquério Franciscatti.

A gerente de equipe do CREAS, Andréia Caldas Pires Souza do Nascimento, explica que no momento da abordagem, inicialmente a pessoa identificada é orientada quanto aos abrigos existentes na cidade, recebe o kit higiene, se for o caso recebe passagem para o retorno ao convívio familiar, e demais encaminhamentos para o sistema. Segundo ela, “as abordagens estão sendo feitas de segunda a sextas-feiras, das 18 às 21 horas, com a perspectiva de que sejam ampliados os atendimentos, conforme a demanda”.

Equipe do CREAS que está desenvolvendo a ação Abordagem Social e Busca Ativa, visando tirar indivíduos das ruas e garantir a promoção do bem estar social. 

A responsável pela Abordagem de Rua, Geiliane Aparecida Salles Teixeira, acrescenta que um dos princípios básicos das abordagens consiste em respeitar a autonomia, a identidade, a integridade e a história de vida dos indivíduos. “Além disso, a ação que desenvolvemos assegura o direito constitucional de ir e vir. Portanto, a busca ativa visa promover o bem estar social e minimizar possíveis condições de vulnerabilidade social”, observa Geiliane Teixeira.

Reunião sobre o trabalho de Abordagem Social e Busca Ativa foi realizada pela Gerência de Núcleo da Proteção Social Especial, com as participações da gerente da pasta Silvana Nascimbeni Maldonado, gerente Geral Executiva Maria Paula Alípio, comandante do 12º BPM de Naviraí Tenente Coronel Everson Antônio Rozeni, comandante do 6º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Capitão Ivan Ávila Teixeira, gerente municipal de Saúde Patrícia Marques Magalhães, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, psicóloga Leila Matos, gerente Social Lucinéia Fransciscatti e gerente de equipe do CREAS Andréia do Nascimento.

“A população pode colaborar com o serviço, identificando este tipo de público e comunicando para a equipe do CREAS através de ligação telefônica para o número  3461-8334, das 7 às 13h, ou para o celular 67 9 9963-8497”, orienta Silvana Nascimbeni.

 

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1432)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui