Dr. Jamal diz que continuará atendimento nas regiões mesmo se eleito
Jandaia Caetano –
Autointitulado o médico da ‘Vida Saudável’, projeto que coordena e executa, o urologista Jamal Salem foi lançado pré-candidato a deputado federal no último dia 19, em encontro do MDB (Movimento democrático Brasileiro) na capital.
Na ocasião o pré-candidato do partido ao governo estadual, André Puccinelli, comentou que “o Jamal não está presente porque está fazendo o exame do toque no interior do estado”.
Pouco conhecido como político no interior – está no seu quinto mandato como vereador em Campo Grande – Jamal realiza trabalhos de atendimento nos municípios há mais de dez anos.
O atendimento na prevenção do câncer de próstata é o carro-chefe, mas a área sexual (disfunção erétil e ejaculação precoce) também é trabalhada pelo médico, inclusive com atendimento/acompanhamento virtual após o início da pandemia.
Outra ação importante está sendo no combate à obesidade. Após a entrevista, verificamos uma palestra com várias pacientes em sua clínica, na Rua Eduardo Pereira, na capital do estado.
Polos regionais para cirurgias de vesícula e hérnia
Jamal apontou que uma necessidade é a descentralização da saúde no estado.
“Cirurgias pequenas e médias podem ser resolvidas na própria região e isto não acontece. Começa a encaminhar muito para a capital e isto sobrecarrega. Paciente que precisa de uma cirurgia de vesícula, de hérnia, fica um ano, dois, esperando”, apontou.
Segundo o médico, como deputado federal conseguirá emendas para realizar o projeto da descentralização na saúde em evidência. A promessa é antiga e feita por vários agentes políticos, mas vem sendo executada a passos lentos.
O urologista também se compromissou a continuar o trabalho nos municípios caso seja eleito.
“O meu trabalho como médico vai continuar. Se eleito deputado federal a gente está de volta no estado toda quinta e vamos marcar mutirão para o sábado que é um bom dia para isto”, apontou.
Dobradinha com deputados de outros partidos
O pré-candidato a deputado federal indicou que “é natural fazer dobradinha com candidatos de outros partidos” e confirmou, inclusive, parceria com o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Côrrea, que é do PSDB e que já fez ação conjunta com Jamal pelo projeto Onça Pintada – atendimento da prevenção do câncer nos municípios.
Além de afirmar a pré-candidatura de André Pucinnelli, Jamal citou que o MDB deve fazer dois deputados federais e seis deputados estaduais. “Só não temos pré-candidato ao Senado ainda”, completou o ‘Médico da Vida Saudável’.
Sobre a eleição para presidente, Jamal lembrou que o seu partido tem a senadora Simone Tebet como pré-candidata, mas que “a federação pode mudar tudo” e ainda citou que é bom para o eleitorado ter várias opções.
Confira a entrevista completa:
Dr. Jamal Salem, parte II (final):
Imagens – Rosângela de Oliveira
Edição – Laísa Brischiliari