Copa Assomasul deve retomar disputa por pênaltis em 2022 e anunciar datas nesta semana

0

Jandaia Caetano –

A Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul deve lançar uma nota oficial ainda nesta semana com as diretrizes da Copa Assomasul de Futebol 2022. Chamada de a maior competição amadora do Centro-Oeste, ela só pode ser disputa por funcionários públicos municipais. A Tv Sobrinho apurou as datas de inscrição, arbitral e início da competição, assim como mudanças no regulamento.

Um das mudanças deve ser a abolição da classificação por grupo e definir que os três melhores classificados – independente de grupo – passem para a próxima fase. Isto evita situação esdrúxula que ocorreu na última edição, quando uma equipe que faz quatro pontos em um grupo ficou de fora com a 3ª colocação no mesmo, enquanto o campeão do outro grupo (com um ponto) se classificou. Isto ocorre porque a competição apresenta as equipes de um grupo enfrentando as do outro. Em 2021 se classificavam o primeiro de cada grupo e o melhor segundo colocado.

Outra mudança deve ser a volta das penalidades máximas, com a equipe vencedora somando dois pontos e o derrotado nenhum. Segundo a fonte escutada pela nossa reportagem a intenção é evitar que equipes joguem por um empate que classifiquem ambas.

O arbitral deve ocorrer no dia 17 de março, no auditório da Assomasul, na capital do estado. As equipes poderão contar com funcionários devidamente contratados até o dia 11 de março. A primeira etapa deve ocorrer em Aquidauana, no dia 30 de abril, município campeão no ano passado que levou R$ 12 mil e uma ambulância de premiação.

Torneio Início e Tv Sobrinho na competição

As informações apuradas pela nossa reportagem devem ser confirmada nesta semana em nota oficial da entidade. O prefeito de Bela Vista, Reinaldo Pity, diretor esportivo da entidade, se reuniu com a equipe de trabalho na última semana. O presidente Valdir Junior, prefeito de Nioaque, também esteve na entidade semana passada e tratou sobre a competição.

A Assomasul quer aumentar o valor da premiação e busca junto ao governo estadual a oferta de um novo veículo ao campeão, como no ano passado. A Fundesporte é outra parceria da competição.
No dia nove de abril, em Aquidauana, um torneio início com os 12 campeões da competição deve ocorrer. Esta será a 18ª edição.

A Tv Sobrinho, que fez a cobertura do evento em 2021, pretende cobrir o evento mais uma vez e está buscando parcerias para que a transmissão das etapas ocorra novamente pelas suas plataformas, no site sobrinhonews.com.br e pelas sua página no Facebook e canal no YouTube.

Imagens- Rosângela Oliveira

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui