Use a psicologia das cores a seu favor

0
21

Não existe cor desprovida de significado. As cores transmitem mensagens tanto para quem as usa quanto para quem as vê, e são ferramenta poderosa em nossa comunicação visual. De acordo com a escritora e cientista social Eva Heller, a nossa relação com as cores não se baseia apenas em questões de gosto, mas sim em experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. Elas influenciam em nossas emoções, sentimentos e desejos.

De modo geral, as roupas confeccionadas em tonalidades quentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo, costumam transmitir alegria, e são tidas como estimulantes e dinâmicas. Já os tons frios, como o azul, o verde e o roxo, são frequentemente associados à tranquilidade e seriedade.

Para uma entrevista de emprego, por exemplo, usar tom de azul escuro pode ser uma ótima estratégia, e em uma reunião de negócios, onde o objetivo seja transmitir força, o vermelho certamente poderá te ajudar. Se o objetivo for acessibilidade, aposte em cores mais claras, como um coral, verde claro ou rosa. Para além da imagem, você sabia que a cor é responsável por 85% do motivo pelo qual você compra um produto específico? Clique aqui para acessar infográficos superinteressantes sobre o tema.

Para profissionais da área de comunicação, design, arquitetura e psicologia, por exemplo, recomendo a leitura do livro de Heller, “A Psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão”. É profundo e analisa em detalhes cada cor e seus significados.

Resumidamente, segue abaixo – e no vídeo – as mensagens que cada cor transmite:

Vermelho: raiva, paixão, desejo, excitação, força, poder, agressão, perigo, é capaz de aumentar nosso fluxo sanguíneo, é a primeira cor que nossos olhos enxergam.
Rosa: amor, inocência, romantismo, charme, leveza, delicadeza, feminilidade;
Amarelo: alegria, otimismo, claridade, advertência;
Laranja: energia, calor, comunicação, estimula o apetite;
Verde: saúde, calma, natureza, renovação, fertilidade, cor com maior efeito relaxante;
Azul: lealdade, unidade, confiança, verdade, segurança;
Roxo/Violeta: realeza, espiritualidade, transformação, sabedoria, magia;
Marrom: confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade;
Preto: poder, sofisticação, formalidade, profundidade, luto, tristeza;
Branco: pureza, limpeza, paz, inocência, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frieza;
Cinza: abnegação, sobriedade, tecnologia, neutralidade, tristeza;
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.

Artigo anteriorEm Naviraí, Polícia Militar prende homem por furto
Próximo artigo5 erros mais frequentes na higiene oral

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui