Em Guaíra, Ação de prevenção e combate à Hanseníase é realizada na USF Santa Paula

0

A semana de atividades se inicia intensa no Município de Guaíra. Por meio da Secretaria de Saúde, a equipe realizou uma série de orientações e informativos sobre a prevenção e o tratamento da Hanseníase, também conhecida como lepra ou mal de Lázaro.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele. É causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Os sintomas evidentes são: manchas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade ao calor, dor ou tato (se queima ou machuca sem perceber); formigamentos, choques, agulhadas, câimbras ou dormência nos braços e pernas; diminuição da força muscular, dificuldade para pegar objetos, segurar chinelos nos pés; nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos; áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo; coceira ou irritação nos olhos; entupimento, sangramento ou ferida no nariz.

O tratamento é feito por meio da ingestão de comprimidos distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde, que devem ser tomados diariamente. Se a hanseníase não for tratada, pode causar lesões severas e irreversíveis. O tratamento cura a doença, interrompe sua transmissão e previne incapacidades físicas. Quanto mais cedo for iniciado, melhor Janeiro é o mês alusivo em combate à Hanseníase, representado pela cor roxa. Por isso, ações informativas de orientação foram realizadas em Guaíra.

A enfermeira da USF Santa Paula, Franciele Giacomin, realizou a iniciativa na sala de espera de atendimento do local, e destacou: “Aproveitamos a espera do paciente para alguma consulta médica, odontológica, ou em procedimentos de enfermagem, para promover a educação em saúde”.

Para o secretário de Saúde, é muito importante que o cidadão conte com a informação correta sobre as maneiras de prevenção e tratamento da doença: “A identificação precoce da doença aumenta drasticamente a chance de evitar sequelas”.
Fonte: Município de Guaíra
Artigo anteriorAcusado de torturar e matar esposa é preso em Cuiabá
Próximo artigoDentinho revela decepção com o Corinthians: “Abri as portas, me recusaram”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui