Novo local do Ambulatório Covid-19 em Guaíra esteve lotado durante todo o dia e número de ativos deve crescer

0

Secretário de Saúde: “Resultado de viagem de final do ano, todo mundo na praia, todo mundo se aglomerando”

Jandaia Caetano –

A reportagem da Tv Sobrinho esteve na tarde desta segunda-feira (17) em Guaíra e pôde acompanhar um pouco da realidade do município e o novo local escolhido para o atendimento de casos sintomáticos.

No Boletim Coronavírus informado no domingo (16), 37 novos casos foram verificados somente neste dia. O número se manteve em 252 ativos, já que 37 pacientes receberam alta.

Outro dado preocupante informado foi o de 169 pessoas aguardando resultado, em material coletado e enviado para o Laboratório Central, com sede em Curitiba. Nesta segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o atendimento com teste rápido. O Governo do Estado enviou 1.200 testes para o município.

Localizada no Jardim Santa Paula, na antiga USF do bairro (uma nova foi construída ao lado), a Unidade Atendimento Sintomático Respiratório (Ambulatório Covid-19) esteve atendendo 50 novas pessoas nesta segunda (25 pela manhã e 25 à tarde).

O novo local para atende pacientes da covid-19 ocorre desde o último dia 10. O antigo local de atendimento era ao lado da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), em tendas instaladas no local.

A mudança só foi possível graças à inauguração da nova USF Santa Paula, ocorrida no dia 16 de dezembro, em investimento de R$ 914.648,22 – parceria do governo do estado com o município.

“Equipe já vem abalada há um bom tempo”, diz secretário de Saúde

Perguntado sobre a equipe para atender o recente aumento da demanda o secretário municipal de Saúde, Marcos Rigolon, que nos atendeu no Paço Municipal, declarou:

“A equipe já vem abalada há um bom. Faz dois anos que estão sobrecarregados da função. Chaga final de ano, o pessoal quer férias, fora quem está afastado com algum sintoma. Não tem outra saída, estamos trabalhando com o que tem”, explicou o secretário.

Marcos apontou que a ação para novas contratações são muito burocráticas e que por enquanto não pensa em fazer um novo local de atendimento.

A equipe no local é formada por dois médicos e duas enfermeiras. Ao chegarmos ao local, uma das profissionais já indicou a correria:

“Não temos tempo para dar informações. O atendimento não para”, explicou.

Durante toda à tarde em que estivemos no local, havia um bom número de pacientes. Passada às 17h00, ainda tinha três pacientes na Unidade.

Marcos Rigolon ainda culpou as aglomerações e as viagens à praia para o aumento de casos:

“Resultado de viagem de final do ano, todo mundo na praia, todo mundo se aglomerando e agente não tem o que fazer, apesar do pedido da secretaria de saúde, do estado, não faça aglomeração… é a aglomeração que traz todo este transtorno pra gente”, concluiu o secretário.

A vacinação no município retorna na próxima quinta-feira (20), segundo publicação na página Município de Guaíra no Facebook (clique e confira). Rigolon chegou a citar a chegada das vacinas pediátricas (de 05 a 11 anos), mas não foi anunciado o início da vacinação contra a covid-19 em crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui