SEMED inicia formação continuada para professores alfabetizadores e lança Política Municipal de Alfabetização

0

A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), lançou na última sexta-feira, 26 de novembro, no auditório da SEMED, a Formação Continuada para Professores Alfabetizadores (ALFALETRANDO).

O Alfaletrando é uma formação voltada para os professores iniciantes que atuam na pré-escola ou desejam atuar nas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, com estudos selecionados de materiais de autores que pesquisam alfabetização, letramento, alfabetização discursiva, sistema de escrita alfabética e consciência fonológica.

Os encontros acontecerão quinzenalmente e serão organizados por unidades, estruturadas em seções que procuram articular teoria e prática.

Ainda durante o evento, a secretária de Educação Zita Centenaro e a Professora Mestra Liziana Arâmbula Teixeira lançaram a Política Municipal de Alfabetização (PMA), que busca elevar a qualidade da alfabetização das crianças matriculadas no ciclo de alfabetização e assim, melhorar os indíces educacionais do município.

A PMA surgiu no ano de 2019, a partir de um pedido dos coordenadores pedagógicos e professores alfabetizadores para o registro e documentação do trabalho já desenvolvido por estes na rede de ensino, buscando assim valorizar o conhecimento já produzido e evitar rupturas nas trocas de gestões municipais.

Um dos principais objetivos da PMA é estabelecer critérios para seleção do professor alfabetizador, pois este profissional é responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem aos alunos o desenvolvimento das habilidades para ler e escrever com compreensão.

Estiveram presentes prestigiando o evento, além dos diretores das unidades escolares do município e os professores que farão parte do projeto, o vice-prefeito de Amambai Rodrigo Selhorst e a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Ilda Dias de Assis.

 

 

 

Fonte: Amambai.ms.gov.br

Artigo anteriorCom protagonismo da ALEMS, termina a 24ª Conferência da Unale em MS
Próximo artigoGoverno investe para melhorar infraestrutura urbana de Mundo Novo e contribuir com a economia local

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui