Campanha Novembro Azul: 357 exames PSA são realizados em Guaíra nos últimos dias

0

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Saúde, em alusão a campanha, Novembro Azul, referente aos cuidados com a saúde do homem, em especial o combate e prevenção ao câncer de próstata, realizou na última semana diversas coletas de PSA — Antígeno Prostático Específico.

A campanha, Novembro Azul é um dos principais trabalhos da equipe de saúde neste mês. Por intermédio de ações específicas, a prevenção e o combate ao câncer de próstata são amplamente trabalhados, além de outros cuidados necessários com a saúde masculina.

O lançamento oficial dessa campanha em Guaíra ocorreu no último dia 11 deste mês, no Cine Teatro Sete Quedas. Na oportunidade, o médico urologista do CEONC em Cascavel/PR, Dr. Carlos Barreira, promoveu uma palestra alusiva ao tema.

Uma das grandes ênfases do Dr. Carlos durante a palestra foi a necessidade da realização de exames PSA para rastreamento e tratamento precoce da doença. Isso porque o PSA não é considerado um exame invasivo, e permite detectar o câncer de próstata e outras doenças que podem acometer o indivíduo, facilitando o tratamento precoce.

Neste sentido, a equipe de saúde promoveu ações intensivas para agilizar a coleta desse exame.

Quinta-feira (18), a USF de Bela Vista contou com 52 coletas do exame. No último sábado (20), foi a vez das Unidades Central, Vila Alta e Futura, serem contempladas com a ação intensiva, onde obtiveram um resultado de 205 coletas realizadas. Segunda-feira (22), o Distrito de Doutor Oliveira Castro foi o alvo da ação, com 100 coletas realizadas.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Rigolon, a saúde masculina ainda é motivo de um grande tabu social, dificultando a identificação e tratamento precoce da doença. “Cuidar da sua saúde não deveria ser motivo de vergonha, mas sim de orgulho. O câncer de próstata é algo muito sério que atinge os homens e precisa ser combatido!”, complementa o secretário.

 

 

DICSI – Texto: Andressa Teleste/Foto: Assessoria SMS/Revisão: Cíntia Marques

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui