Campanha Novembro Azul: 357 exames PSA são realizados em Guaíra nos últimos dias

0

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Saúde, em alusão a campanha, Novembro Azul, referente aos cuidados com a saúde do homem, em especial o combate e prevenção ao câncer de próstata, realizou na última semana diversas coletas de PSA — Antígeno Prostático Específico.

A campanha, Novembro Azul é um dos principais trabalhos da equipe de saúde neste mês. Por intermédio de ações específicas, a prevenção e o combate ao câncer de próstata são amplamente trabalhados, além de outros cuidados necessários com a saúde masculina.

O lançamento oficial dessa campanha em Guaíra ocorreu no último dia 11 deste mês, no Cine Teatro Sete Quedas. Na oportunidade, o médico urologista do CEONC em Cascavel/PR, Dr. Carlos Barreira, promoveu uma palestra alusiva ao tema.

Uma das grandes ênfases do Dr. Carlos durante a palestra foi a necessidade da realização de exames PSA para rastreamento e tratamento precoce da doença. Isso porque o PSA não é considerado um exame invasivo, e permite detectar o câncer de próstata e outras doenças que podem acometer o indivíduo, facilitando o tratamento precoce.

Neste sentido, a equipe de saúde promoveu ações intensivas para agilizar a coleta desse exame.

Quinta-feira (18), a USF de Bela Vista contou com 52 coletas do exame. No último sábado (20), foi a vez das Unidades Central, Vila Alta e Futura, serem contempladas com a ação intensiva, onde obtiveram um resultado de 205 coletas realizadas. Segunda-feira (22), o Distrito de Doutor Oliveira Castro foi o alvo da ação, com 100 coletas realizadas.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Rigolon, a saúde masculina ainda é motivo de um grande tabu social, dificultando a identificação e tratamento precoce da doença. “Cuidar da sua saúde não deveria ser motivo de vergonha, mas sim de orgulho. O câncer de próstata é algo muito sério que atinge os homens e precisa ser combatido!”, complementa o secretário.

 

 

DICSI – Texto: Andressa Teleste/Foto: Assessoria SMS/Revisão: Cíntia Marques
Artigo anteriorTerceira dose da vacina contra a COVID-19 é liberada para população em geral de Amambai
Próximo artigoGovernadores vão ao Ibama pedir celeridade na licença ambiental da Nova Ferroeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui