Setembro apresenta queda de 56% nas internações por covid em relação a agosto

0

A última semana de setembro mostra uma redução de 56% no número de pacientes internados por covid, em relação ao mesmo período de agosto. No último boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), na segunda-feira (27), apresenta 115 pessoas que precisaram ser hospitalizados devido a doença.

Deste grupo de pacientes internados, 69 estão em leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 46 precisam apenas de leitos clínicos. Neste mesmo período do mês passado (27 de agosto) eram 266 hospitalizados, ou seja, mostra-se uma queda de 56%. Segundo os especialistas este cenário positivo é em função do aumento do processo de vacinação no Estado.

“A vacinação explica essa queda em um cenário de flexibilização das medidas não farmacológicas e circulação da variante delta”, descreveu a médica infectologista Mariana Croda, que desde o começo do ano destacou que a imunização assim que fosse ampliada traria resultados positivos no Estado.

Esta avaliação também reflete no número de pessoas isoladas, em suas residências, devido a doença. Agora são 1.020 nestas condições, enquanto que em agosto eram 2.386, o que mostra uma diminuição de 57%. Um dos fatores que explicam a queda é a taxa de contágio, que se mantem abaixo de 0,90 desde a segunda quinzena de julho.

Aumento da vacinação

A imunização no Mato Grosso do Sul e no restante do Brasil começou em janeiro, no entanto só representou queda no número de casos, mortes e internados por covid a partir de julho, quando as doses começaram a se expandir em diferentes faixas etárias da população.

Em 2021 a pandemia começou a piorar no mês de março, com a chegadas das variantes da covid-19. As mortes seguiram em crescimento em abril (1.400), tiveram uma leve queda em maio (1.130) e voltaram a crescer em junho (1.321), no entanto começaram a cair em julho (685), seguindo neste ritmo de queda em agosto (395) e setembro (133).

Mato Grosso do Sul é destaque nacional desde o início da imunização, liderando o ranking entre os estados na aplicação tanto da primeira como na segunda dose. A distribuição dos imunizantes teve papel importante, com a entrega das vacinas em menos de 12 horas aos 79 municípios do Estado.

O Estado já vacinou 76% da população geral ao menos com a primeira dose. Se levar em conta o público adulto este percentual chega a 94%. Ainda neste grupo (adulto) a imunização completa (segunda dose ou dose única) ultrapassou os 74%.

Leonardo Rocha, Subcom

Foto Capa: Saul Schramm – Arquivo

Artigo anteriorTaekwondo é o primeiro a definir campeões nos Jogos Escolares da Juventude de MS
Próximo artigoGovernador Reinaldo Azambuja cumpre agenda de lançamentos e inaugurações em Amambai nesta quinta-feira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui