Prefeito Edinaldo Bandeira e presidente da Câmara, Valter Brito participaram do lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Amambai

0

Na noite desta segunda-feira, 20 de setembro, foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Amambai, uma entrega do Sebrae e da Prefeitura Municipal por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde abril deste ano. De acordo com o prefeito, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o plano é composto por ações que irão promover o crescimento da cidade e apresentar a iniciativa à comunidade foi um momento muito importante para o município.

“Para nós, é um motivo de grande satisfação entregar esse plano para Amambai. Eu estou no meu segundo mandato e firmar a parceria com o Sebrae era um sonho antigo, porque nós temos aqui no município um comércio com pequenos e médios empresários e faltava algo para a gente alavancar o desenvolvimento econômico da nossa cidade. O programa Cidade Empreendedora tem ajudado nesse processo e o trabalho em conjunto com o Sebrae deve persistir, pois tem somado muito com o crescimento do nosso município”, comentou o prefeito.

Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Amambai é composto por 20 ações voltadas para incentivar a população a comprar dos comerciantes locais, transformar desemprego em empreendedorismo, aumentar a autoestima dos moradores e melhorar a arrecadação municipal, além disso, as iniciativas destacadas pelo plano também irão trabalhar as áreas da agricultura familiar e turismo.

Na data, as ações foram apresentadas pelo vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, que enfatizou a relevância do documento, principalmente, por ter sido feito de forma colaborativa e atender as necessidades de vários setores econômicos do município. “Foi um plano pensado de forma conjunta, fruto da articulação da prefeitura e Sebrae, junto com os atores do nosso município, representantes da agricultura familiar e os pequenos empresários. Hoje estamos apresentando as ações que serão executadas nesses próximos meses e, com essas iniciativas, vamos fortalecer, ainda mais, o comércio local e os produtores rurais, alavancar as nossas potencialidades turísticas e promover uma grande melhora na nossa economia”, ressaltou Rodrigo.

As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e é voltada para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.

“O Sebrae está desde abril aqui em Amambai, já visitou os pequenos negócios para dar suporte ao pequeno empreendedor e propor soluções. O Cidade Empreendedora também atua no âmbito das políticas públicas para desburocratizar processos, além de promover a Educação Empreendedora, e, agora, entregamos o Plano de Desenvolvimento Econômico. As ações trazidas foram pensadas junto com a população e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, e o Sebrae mais uma vez se coloca junto a Amambai para auxiliar na transformação do município e na promoção do desenvolvimento”, enfatizou Claudio.

Também participou o lançamento, o conselheiro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e presidente em exercício da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Fernando Ribeiro Martins, que expôs a importância do trabalho realizado para fortalecer o comércio local e impulsionar o desenvolvimento.

“O plano apresenta o que o município tem de potencialidades, traz ações que irão tornar o empreendedorismo cada vez mais forte e esse suporte é muito importante, pois o empreendedor precisa de alguém que segure a sua mão e mostre o caminho do futuro. O prefeito mostrou que tem uma visão futurística e a pretensão de melhorar o ambiente de negócios, juntando esse desejo, com a força do Sebrae, tenho certeza de que o trabalho será eficaz e trará bons resultados”, pontuou Fernando.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Amambai e transmitido, ao vivo, pela página da prefeitura no Facebook. Também estiveram presentes no evento, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA), Andrei Piovesan, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Brito, entre outras lideranças locais.

 

 

 

Fonte: Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui