Com a representação do prefeito Heraldo Trento, município de Guaíra participou de reunião do Consamu

0

Na última quarta-feira (28), o Município de Guaíra, representado pelo Prefeito Heraldo Trento e pelo Secretário de Saúde, Marcos Rigolon, participaram de uma assembleia do Consamu — Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná, ocorrida na cidade de Cascavel/PR.

O intuito da reunião foi para traçar novas estratégias de enfrentar as dificuldades financeiras que surgiram com a pandemia, com o aumento drástico nos custos com a saúde.
Segundo o portal de notícias do Consamu, há uma histórica defasagem no cumprimento de obrigações de repasses orçamentários por parte do Governo Federal, somado com a não complementação do Estado, o que causou uma grande preocupação aos municípios integrantes do consórcio.

Implementado desde 2013, a composição de orçamento do Consamu é dividida entre os Municípios, Estado e Governo Federal, da seguinte maneira: 25% repasse municipal, 25% estadual, e 50% federal. No entanto, os índices atuais mostram que a divisão está em: 27,23% federal, 24,51% estadual, e 48,26% municipal. Os municípios precisaram, de fato, aproximadamente dobrar os custeios à saúde, para sanar os gastos e custos com saúde.

Esse grande aumento das despesas têm ocorrido desde 2020, devido à pandemia do covid-19 e alta procura de insumos e demais itens necessários ao enfrentamento do vírus. Além disso, é somado ao reajuste de vencimentos dos colaboradores da instituição, que reivindicam aumentos salariais de acordo com os índices inflacionários e suas necessidades.

O Prefeito Heraldo Trento esclarece que o Município de Guaíra está em dia com suas obrigações, e contribuindo além delas, para auxiliar no equilíbrio dos gastos. “Estivemos alinhando novas estratégias para enfrentar este período difícil”, destacou.

DICSI – Texto: Andressa Teleste/Foto: Assessoria Gabinete/Revisão: Cíntia Marques

Acesse: https://www.guaira.pr.gov.br/index.php…

Artigo anteriorPrefeitura de Itaquiraí intensifica reparos no sistema de iluminação pública
Próximo artigoEm continuidade do projeto Rota MS 79, deputado Lídio Lopes (Patriota) divulgou mais três vídeos das cidades visitadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui