Município de Guaíra parabenizou os agricultores pelo Dia do Agricultor comemorado anualmente em 28 de julho

0
1
O agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país.
Essa data foi criada pelo Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1860, por Dom Pedro II.
O presidente Juscelino Kubitschek foi quem assinou a lei, acreditando serem os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século XX.
O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial, pois, é a sua atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, tais como arroz e feijão. Por esse motivo, a homenagem aos agricultores, além de justa, é necessária, pois, refere-se a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade
A agricultura pertence ao setor primário da economia e, como tal, encarrega-se — ao lado dos setores extrativistas — de produzir, além dos alimentos, as matérias-primas que são empregadas na fabricação de mercadorias. Além disso, a agricultura ganhou mais expressividade na produção de energia em virtude do cultivo de vegetais utilizados na biomassa, com destaque para os biocombustíveis.
Podemos dizer que a profissão ou o exercício do agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade, haja vista que a agricultura constituiu-se no período Neolítico há mais ou menos 10 mil anos. Com isso, foi permitida a sedentarização do ser humano, ou seja, o fim da prática nômade, o que alicerçou as primeiras bases para a formação das civilizações e sociedades.
Com o tempo, a mecanização e modernização no campo, foram responsáveis pelo aumento da produtividade dos bens agropecuários.
Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina, e ocupamos a segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.
Além desses produtos em destaque na agricultura brasileira, também cabe ressaltar a importância socioeconômica de outras culturas também amplamente cultivadas no território brasileiro, como o cacau, o arroz, o feijão, o algodão, o trigo, a fruticultura, entre outros.
O desafio do agricultor ainda é encontrar formas de aliar o crescimento da produção de alimentos com a preservação ambiental e a sustentabilidade. Já houve uma grande evolução, mas ainda há um caminho longo a percorrer. Agricultores acreditam que ao chegar nesse equilíbrio, o Brasil pode servir de modelo para o mundo.
Fonte: Assessoria
Artigo anteriorSec. de Saúde de Guaíra informa mais um caso recuperado e liberado do isolamento
Próximo artigoMunicípio de Japorã realiza curso de Controle de Formigas Cortadeiras e Cupins na Aldeia Porto Lindo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui