Mundo Novo – Sessão desta segunda (10) “pegou fogo” entre vereadores do PT e PSDB, confira

0
Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

Texto: Bruno Leal –

Na sessão ordinária desta segunda (10/05), o clima esquentou entre vereadores do PT e defensores do PSDB. O vereador PSDBista Gessé Ferreira foi o penúltimo a utilizar a tribuna e respondeu fortemente algumas falas dos parlamentares Petistas Raul Amaducci e Eliete.

Diferentemente das últimas sessões, a reunião teve um clima de atritos e troca de farpas.

Confira abaixo oque foi dito pelos parlamentares durante o uso da tribuna.

Evaldo Carlos (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

O vereador Evaldo Carlos iniciou a fala citando o atual quadro médico mundial, ao qual se encontra em um estado pandêmico, devido à covid-19. No ano passado Evaldo contraiu o vírus e citou sobre a situação.

Segundo o próprio, o parlamentar esteve na data de ontem o dia todo no Hospital Bezerra de Menezes, onde acompanhou uma família que espera por uma vaga zero em algum lugar do estado e não existe, devido a lotação dos leitos médicos. Evaldo citou que somente nesta segunda, por volta das 18 horas conseguiu uma vaga, no particular, em Palotina.

Em sua fala o vereador falou que o principal intuito de seu desabafo, é para que à população, principalmente os jovens, venham tomar mais cuidado com os casos de covid-19.

Ao término do uso de sua fala, o farmacêutico frisou: “E eu digo, se a sua mãe, o seu pai, o seu irmão, a sua tia, forem infectados, e se for de repente precisar de oxigenação, não tem leito em parte alguma. Então por isso, cuide da sua família”.

 

Gérson Rezende (PSD)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

Um dos dois parlamentares do PSD, Gérson Rezende, mais conhecido como Piscuila iniciou a fala citando o empresário Betinho Canali e dizendo da negociação que o município teve com o próprio. Piscuila elogiou Canali pela postura e falou que o empresário teve um posicionamento de quem realmente quer ajudar Mundo Novo.

Pela segunda pauta, Gérson se dirigiu aos feirantes que ocupam à Avenida Brasil. Segundo o vereador, alguns comerciantes do local não aprovam que os comerciantes da feira se implantes aos fins de semana e saiam somente ao término de domingo. Piscuila sugeriu que montem as barracas no sábado e retirem domingo pelo período vespertino.

Para finalizar esse assunto, citou o barracão da feira do produtor, disse que seria melhor que eles se deslocassem para tal local e assim não atrapalharia os comerciantes.

 

Raul Amaducci (PT)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

O parlamentar iniciou a citando os meios-fios do bairro Universitário que foram realizados este semana. Segundo o vereador, uma munícipe reclamou que após a realização do trabalho e ruas do bairro ficaram com excesso de terra no local.

Seguindo o uso da tribuna, Raul citou a vacinação aos professores que está sendo realizada. O vereador disse que a vacinação tem que ser feita a todos os profissionais da linha de frente da educação.

Ainda sim exclamou que os vereadores Gildo Amaral e Jefferson Pinduca também cobraram isso em semanas anteriores.

 

Richardson Prates (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

O presidente do partido no município iniciou fazendo uma indicação sobre a isenção de IPTU para os aposentados. Richardson pediu para que venha ser incluído, além dos aposentados, as pessoas que já possuem idade para se aposentar, pois diversas já possuem idade para se aposentar, porém devido à burocracia não conseguem esse feito.

Com essa ação, não somente os aposentados seriam beneficiados, mas também homens com 65 anos e mulheres com 60, dentro da legalidade judiciária.

Richardson finalizou citando o Dr. José Carlos da Silva, proprietário do Hospital Bezerra de Menezes, onde lembrou que o vereador contraiu a vocid-19 ano ano passado. Ao fim, disse que o acompanhamento que teve quando adoecido, foi excelente.

 

Jefferson Hespanhol (MDB)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

O vereador do MDB começou falando sobre a sua viagem à capital do estado, onde se reuniu com alguns representantes estaduais e conversou sobre pontos a serem melhorados no município mundonovense, um deles é sobre o INCRA.

Jefferson continuou falando, agora sobre os casos de covid-19 no município. Os casos cresceram muito nos últimos tempos e as ruas estiveram aglomeradas nos últimos finais de semana.

Em sua fala o parlamentar solicita que se isso continuar, o Comitê gesto combate ao novo coronavírus venha se reunir para tomar alguma atitude para que os casos não avancem ainda mais no município.

Segundo Jefferson, o município possuí 1.500 vacinas Oxford nas geladeiras (chegaram neste último final de semana) e o próprio protocolou um ofício, nesta segunda (10),  solicitando as vacinas aos professores da linha pública e privada.

Ao término, Pinduca pediu aos vereadores para que votem favoravelmente ao projeto protocolado pelo vereador.

 

Kaudi Filho (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

O vice-presidente da casa de leis iniciou a fala cumprimentando todos no local. Kaudi começou pautando com a reunião que o próprio teve junto do companheiro de partido e parlamento Evaldo Carlos, a vice-prefeita Rosária Lucca e líderes do grupo Anjos de 4 patas.

A união de ambos poderes e os voluntários do grupo de proteção animal tem como principal intuito os proteger e ampará-los de alguma forma, tendo em vista punir criminalmente todos os seres-humanos que os maltratarem.

Kenps Nage, vice-presidente do parlamento legislativo mundonovense compareceu no Centro Conviver Daudt Conceição na última semana, onde participou do projeto que a coordenadora Caira Delfino realizou em prol da terceira idade, beneficiando todos, porém enaltecendo o dia das mães.

Em sua terceira pauta, Kaudi parabenizou o servidor Zé Henrique, que se encontrava presente na sessão, e solicitou ao servidor para que venha nos próximos dias realizar a sinalização próxima aos Correios na Avenida Castelo Branco, inclusive com uma vaga especial para deficientes.

 

Eliete Feitosa Tel (PT)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

Única parlamentar feminina do legislativo de Mundo Novo, Eliete saudou todos no local e inicialmente citou Pinduca, onde nesta segunda o vereador protocolou o projeto para vacinação dos professores já na etapa atual de vacinação em que se encontramos.

A vereadora continuou, e como outros parlamentares, falando sobre a covid-19 em Mundo Novo. Em suas palavras disse que se sente muito triste com o aumento dos positivados no município.

Neguinha, próximo do fim, abriu rapidamente um espaço e se solidarizou com as mães no município de Jacarezinho, estado do Rio de Janeiro.

Antes de finalizar, a parlamentar adentrou em um ponto que foi tema de atrito na sessão. A vereadora afirmou que recebeu informações de um profissional, motorista, de que o município não possuí veículo para levar um paciente para um procedimento médico em outro município, ao qual ela espera a aproximadamente um ano.

Eliete citou a professora Ezane Azevedo, onde a professora em suas redes sociais um pronunciamento sobre Kit Alimentos e finalizou citando o Hospital Bezerra de Menezes, cobrando do hospital quais seus procedimentos realizados em questão ao tratamento de paciente pelo SUS.

 

Gessé (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

O parlamentar de direita, Gessé Ferreira, iniciou a fala dizendo fortemente a palavra ‘mentira’. O PSDBista afirmou que a fala da parlamentar antecessora é mentira, caso prove realmente, que se falta veículos na saúde do município, ele não acredita e diz ser uma inverdade.

Em continuidade na fala, Gessé cedeu parte aos vereadores Evaldo, Kaudi, Eliete e Raul, assim sequencialmente.

Após ceder a parte aos parlamentares, o vereador retornou por diversas vezes falando “Mar de Rosas”, dito na cedência da parte por Raul. O vereador citou o ex-prefeito Humberto Amaducci e o ex-secretário de Saúde e vereador Paulo Ricardo, dizendo que ambos não possuem nada em seus nomes, para não possuírem os bens confiscados, além de tudo ter tido um “Mar de Rosas” no mandato do Partido dos Trabalhadores.

Filiado ao PSDB e parceiro do executivo, Gessé afirmou que é parceiro da administração atual e cobrou aos vereadores para que não venham com inverdades e mentiras..

Ainda sim em sua fala, o parlamentar disse que se coloca totalmente à disposição da população e finalizou: “Podem contar com o vereador Gessé e com todos vereadores aqui”.

Por fim, pediu para que os que cobrarem, também venham parabenizar a administração e não somente criticar.

 

Jader (MDB)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

Um dos dois vereadores MDBista, Jaderson Maoreira, iniciou cumprimentando todos no local e citando que na última semana, às 2:40 horas da madrugada de quarta-feira (05/05) esteve presente no Hospital Bezerra de Menezes para fiscalizar se no momento existia médico ou não no local. Segundo Jaderson todos os profissionais escalados para o trabalho estavam lá.

Moreira continuou a fala e parabenizou Zé Henrique e César Filho. O vereador pediu para que ambos funcionários do município venham implantar alguns redutores de velocidade em pontos de via rápida em alguns bairros da cidade. Um local citado pelo vereador é próximo ao cemitério municipal e a Capela Mortuária, local onde aconteceu um acidente de moto na última semana.

Antes de finalizar, Jaderson pediu para Marinho, secretário de Obras e o funcionário Zé Henrique ”apertar o calo” do engenheiro do município para a implantação dos redutores.

Jader também falou que enviou ao deputado estadual Lídio Lopes um ofício solicitando reforma para a AGRAER e ao DETRAN, que se localiza em nosso município. Segundo Jader, uma equipe técnica de engenheiros do estado esteve em Mundo Novo, na última semana, visitando os locais e que essas reformas devem acontecer em breve.

O último orador do dia parabenizou o município mundonovense pelos 45 anos e pediu para que o executivo e legislativo do nosso município, possa andar juntos em prol da nossa cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui