Assomasul e Famasul discutem ações conjuntas na área rural

0
Valdir Júnior durante reunião com diretores da Famasul (Foto: Edson Ribeiro)

Os diretores do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni e Frederico Stella, se reuniram nesta quinta-feira (6) com o presidente da Assomasul, Valdir Júnior, para discutir ações conjuntas em torno de investimentos na área rural dos municípios de MS.

A ideia é desenvolver uma parceria para captação de recursos e atuação em duas frentes importantes: Agricultura Familiar e Comunidades Quilombolas.

Na prática, as duas entidades pretendem unir forças para pleitear ações junto aos governos federal e estadual para investir na agricultura familiar e em infraestrutura, como manutenção das estradas vicinais, reformas e construção de pontes.

Durante a reunião, o presidente Valdir Júnior colocou a Assomasul à disposição da Famasul, destacando que a união entre as duas entidades é muito importante no sentido de incrementar políticas públicas voltadas ao setor agrícola dos 79 municípios do Estado.

A reunião, segundo o diretor-geral da Assomasul, Rogério Rosalin, presente ao encontro, foi motivada pela ministra Tereza Cristina (Agricultura), durante encontro recente com os prefeitos em Brasília.

A ministra entende que essa parceria é fundamental para o encaminhamento de projetos nesse sentido.

TITULA BRASIL

Na última terça-feira (4), o presidente Valdir Júnior e um grupo de prefeitos se reuniram com a ministra Tereza Cristina, para tratar de um assunto considerado importante para Mato Grosso do Sul e para todo o País: o Programa Titula Brasil, cujo objetivo é a regularização fundiária no país.

A intenção da Assomasul é acelerar a efetivação do programa Titula Brasil em âmbito estadual.

Lançado oficialmente em 10 de fevereiro pela ministra, o programa foi amplamente discutido com os gestores locais no fim de março por meio de videoconferência com a ministra, que representa o Estado no governo Jair Bolsonaro.

A ideia é que onde existir terras rurais da União aptas à regularização fundiária ou assentamentos da reforma agrária os municípios já podem acessar a página do Titula Brasil para preencher o formulário de adesão ao programa.

Durante a reunião, a ministra ressaltou que o objetivo do programa é ampliar o alcance dos serviços do Incra e agilizar os processos de regularização fundiária por meio de acordos de cooperação técnica com prefeituras.

 

 

Willams Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui