Após não ter sessão no período noturno na última semana, legislativo retomou atividades na noite desta segunda (03)

0
Imagem: Gilmar Prado/Assessoria - Arquivo

Após uma semana sem sessão noturna pelo legislativo mundonovense, as atividades e falas públicas utilizando a tribuna vieram a ser retomadas nesta segunda (03) pelos vereadores.

A sessão teve elogios, cobranças, reclamações e até mesmo críticas ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Confira oque foi dito por cada vereador na tribuna da casa de leis, comandada pelo presidente Paulo Lourenço (PSD) nesta primeira sessão de Maio.

Raul Amaducci (PT)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

O parlamentar de esquerda, iniciou a sua fala agradecendo a secretaria de Agricultura por ter consertado a “carretinha basculante”, onde o vereador afirmou que esteve fiscalizando na última semana e verificou que o problema foi sanado.

Segundo Amaducci, ainda existem algumas máquinas em más condições e o próprio solicita ao secretário de Agricultura venha consertar as máquinas para uso dos agricultores.

Raul parabenizou a administração municipal por ter realizado a manutenção do parquinho do bairro Universitário, onde foi cobrado pelo vereador e sua companheira de partido, Eliete Feitosa Tel.

Ainda sim em sua fala, Raul parabenizou todos os trabalhadores pelo dia 1 e citou sua mãe, Terezinha Amaducci, utilizando-a como espelho para parabenizar todas as mãe pelo dia das mães no próximo dia 8.

Por fim, o vereador petista citou a emenda impositiva adquirida pelos parlamentares do legislativo e que contemplará a saúde de Mundo Novo.

 

Gessé (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

Aliado a base do prefeito Valdomiro Sobrinho (PSDB), Gessé iniciou falando da parcela de contribuição que os vereadores estão tendo na aquisição de um terreno próprio para o município poder construir casas populares.

O vereador continuou parabenizando o presidente Paulo Lourenço (PSD), vice-presidente Kaudi-filho (PSDB), Jader (MDB), Piscuila (PSD), Richardson (PSDB), Gildo Amaral (PSDB) e Evaldo Carlos (PSDB), onde todos aprovaram o projeto da emenda impositiva para comprar o terreno.

Gessé ainda citou a reunião que teve pelo pelo período matutino com o prefeito Valdomiro Sobrinho, nesta segunda (03), e até citou que o comandante do executivo está com vontade de sair o quanto antes para trabalhar, porém os que estão a frente de sua saúde, cuidando do prefeito não o liberaram ainda.

Sempre muito enfático, Gessé falou que o próprio vereador jamais aceitará “tititi” e “conversinha” em bastidores durante seu mandato e trabalho. O vereador disse que não é 100% perfeito, porém é verdadeiro sempre e prefere ser assim, autêntico, do que não ter palavra e responsabilidade.

 

Paulo Lourenço (PSD)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

O presidente da câmara municipal iniciou a fala citando a vice-prefeita Rosária Lucca, parabenizando-a pelo embate na última semana contra a CCR. Além de Rosária, o comandante do legislativo citou os vereadores Jader, Gessé, Richardson e Evaldo, onde estiveram representando o parlamento no local devido a sua ausência.

Paulão continuou, desta vez ciando as frentes de trabalho e ações que estão sendo realizadas no município, e disse que nos quatro cantos da cidade está tendo muito trabalho.

O vereador do PSD citou Valdomiro Sobrinho (PSDB), onde falou que o prefeito mesmo com a vitória em 2020 continuou o trabalho em 2021.

Em relação às emendas impositivas, Paulão parabenizou o vereador Gildo Amaral, onde citou o companheiro de parlamento e disse que o grupo do legislativo se uniu para contemplar com quatro veículos a saúde de nosso município, sendo amplamente gratificante essa ação.

Para finalizar, o presidente da casa de leis falou sobre as viagens do último mês que os vereadores fizeram, onde o executivo conquistou o valor aproximadamente de R$ 1 milhão na capital do estado a ser destinado para nosso município.

 

Kaudi Filho (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

Líder do governo executivo na casa de leis em Mundo Novo, Kaudi Filho iniciou cumprimentando todos presente no local e citando a Feira Ponta de Estoque que será realizada nos dias 7 e 8 de Maio no Salão Paroquial de Mundo Novo, convidando todos a marcarem presença.

Kaudi continuou utilizando a tribuna, falando que na próxima quarta-feira, juntamente com o companheiro de partido Evaldo Carlos, se reunirá com alguns defensores das causas animais em Mundo Novo. Segundo Kenps Nage Filho, o parlamentar já possuí um projeto nesse quesito.

O vereador também falou das emendas impositivas e citou algumas demandas que estão sendo solicitadas por algumas secretarias do município, além de parabenizar Gildo Amaral pelo iniciativa da emenda em contemplar a saúde local com quatro veículos.

Antes do término, Kaudi citou duas pautas. A primeira foi a reunião com Fábio Doná pela manhã de segunda (03) e finalizou defendendo Jair Bolsonaro.

Em sua fala, o vereador de direita enfatizou: “Deixo aqui nosso recado como patriota e como defensor do nosso presidente Jair Bolsonaro… Mundo Novo fez a sua parte, conseguimos levar 115 carros às ruas”.

 

Eliete Feitosa Tel (PT)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

Eliete Feitosa Tal, mais conhecida como Neguinha do PT, iniciou a fala se dirigindo ao filho, Matheus Feitosa Tel, sociólogo. Após cumprimentar todos, Eliete se posicionou a Raul Amaducci, onde a própria enfatizou que a fala de seu compatriota de partido esteve indo de encontro com algumas anotações dela no quesito de Assistência Social.

Além de vereadora, Neguinha também é mãe, e dentro dessa pauta, parabenizou todas as mães da sociedade com um Feliz dia das mães no próximo dia 8 e citou a sua, que não se encontra mais na terra.

Vereadora de esquerda e única parlamentar feminina do legislativo, Neguinha falou sobre o secretário de saúde Fábio Doná. A parlamentar solicitou ao secretário para que venha observar uma ambulância do município, ao qual segundo Eliete, o veículo se encontra com problemas mecânicos e se faz necessário o conserto da própria para transportar passageiros para fora do município.

Para findar o uso de sua fala, Neguinha foi firme e se direcionou ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (Sem partido). Com um tom de voz firme, Eliete enfatizou que o presidente é o grande responsável pelas mortes de covid-19 no país.

 

Evaldo Carlos (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

O vereador Evaldo Carlos iniciou falando de seu deputado estadual, o presidente da Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso do Sul Paulo Corrêa (PSDB), onde o parlamentar estadual destinou o montante de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para Mundo Novo, ao qual foi distribuído entre três entidades.

Em sua segunda pauta, o parlamentar citou a vice-prefeita Rosária Lucca Andrade (PSDB) pelo posicionamento que a mulher teve na última semana contra a CCR/MS via, defendendo o município mundonovense. O vereador citou que a vice-prefeita foi firme e falou do total de mais de 1 milhão de visualizações que o ato de embate da vice-prefeita obteve através da página da Tv Sobrinho.

Continuando a fala, Evaldo Carlos falou sobre o novo presidente do Sindicato Rural de Mundo Novo, Polaco, e o desejou um bom mandato além de parabenizar pelo posto que exercerá.

Diferente de Eliete que é de esquerda (PT), Evaldo (PSDB) é de direita e se posicionou contrário a fala da vereadora em questão ao presidente Jair Bolsonaro. O farmacêutico, vereador e ex-secretário de Saúde, falou que o presidente não tem culpa alguma sobre as vítimas da Covid-19 e frisou : “Eu não abro mão do Bolsonaro de conta nenhuma, eu não abro”, e para finalizar enfatizou :”A minha bandeira é verde e amarela”.

 

Gildo Amaral (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

Um dos vereadores que fazem parte da base aliada ao governo municipal e estadual, Gildo iniciou falando da deputada Mara Caseiro, afirmou que acertou com a parlamentar uma emenda de custeio e que conversará com Valdomiro Sobrinho sobre o valor a ser definido.

Além da emenda, Amaral solicitou a deputada uma academia ao ar livre e um parquinho para o conjunto Raio de Sol, no bairro Berneck.

Também na capital, Gildo disse que se reuniu com Geraldo Rezende (secretário de Saúde do estado) e falou que o secretário espera um ofício dos vereadores para que venha disponibilizar uma máquina de ultrassom, que ficará no hospital Bezerra de Menezes, à disposição da saúde municipal.

O vereador PSDBista ainda citou a passagem pela DGPC na capital estadual.

Antes do fim, Gildo solicitou ao CRAS/FLECK, para que o órgão municipal venha observar e atender duas famílias que o vereador indicou ao local para serem atendidas. Segundo Amaral, o problema das duas famílias ainda não foi solucionado.

Por fim, defendeu o presidente Jair Messias Bolsonaro de qualquer culpa pelas mortes de Covid-19 no Brasil, e se posicionou: “Na minha opinião, eu isento toda responsabilidade do nosso presidente Jair Bolsonaro”.

 

Jader (MDB)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

Um dos dois vereadores do MDB no legislativo de Mundo Novo, Jaderson Moreira iniciou a fala citando um amigo e ex-vereador, Paulo Ricardo, onde segundo o MDBista ambos se deslocaram até o CEONC no município de Cascavel e conversaram com o diretor de Marketing do hospital para quando necessário mundo Novo possa contar com o hospital.

Jaderson deu continuidade a fala, citando o servidor público César Filho. Segundo o vereador, o trabalho que o órgão comandado por César está de parabéns pelos últimos trabalhos, porém, necessita-se em sua visão de mais alguns redutores de velocidade em três pontos cruciais no município.

Após citar César, Moreira pulou para o prefeito Valdomiro Sobrinho. O vereador falou da reunião que teve junto de outros parlamentares na casa do prefeito e da emenda impositiva que foi adquirida e imposta para a aquisição de um terreno com a aprovação da grande maioria dos parlamentares.

Perto do fim, Jader parabenizou o grupo do legislativo pela emenda impositiva destinada a aquisição de quatro veículos para a saúde municipal.

Ao término, Jader parabenizou todas as mães e congratulou a secretaria de Infraestrutura, comandado por Valdemar Marinho, pelo trabalho realizado na rua Maranhão.

 

Gérson Rezende (PSD)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

O grande amigo da família Trad na região Conesul do estado, Gérson Rezende, mais conhecido como Piscuila, iniciou a fala citando o secretário de saúde Fábio Doná e parabenizando-o. Segundo Gérson, o atendimento que a secretaria realizou nesses dias em questão da uma senhora nominada como Ivone, foi rápido e de grande qualidade.

Em sua segunda pauta, Piscuila citou Vanderlei Botega. O vereador falou que o secretário de Meio ambiente a algum tempo solicitou um caminhão coletor de lixo. Rezende afirmou que o deputado Fábio Trad destinará para Mundo Novo esse caminhão e falou que entrou em contato até mesmo com Brasília.

Além do caminhão coletor de lixo, Piscuila disse que dentre esses quatro anos de mandato, o vereador conseguirá através da família Trad, um caminhão vassourão.

Antes do fim, Gérson lembrou de sua mãe, e disse que quem tem uma mãe com 95 anos, com a saúde que a mãe de parlamentar tem, é uma graça de Deus muito grande.

Por fim, Gérson parabenizou José Eduardo Júnior da farmácia do Zézinho em Mundo Novo e o parabenizou por mais um aniversário.

 

Jéfferson  Cavalcante (MDB)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

Jéfferson iniciou parabenizando o novo presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais, Carlos Polaco. Mais conhecido como Pinduca, o parlamentar desejou um bom mandato ao presidente e se colocou à disponibilidade do grupo.

O vereador MDBista continuou falando que viajará para a capital nacional neste mês. Segundo Jefferson, o próprio se encontrará com Simone Tebet e Tereza Cristina. A expectativa de trazer novidades positivas para Mundo Novo, segundo o vereador, é grande.

Pinduca citou a campanha do agasalho que a administração mundonovense sempre realiza. O vereador gostaria de saber quando a ação será realizada pela administração, pois o tempo está esfriando e muitas pessoas, de classe social baixa, necessitam dessas roupas que fazem parte da campanha.

Ainda sim, Pinduca parabenizou o secretário de Saúde Fábio Doná. Segundo Jefferson em sua visão, essa secretaria é a mais complicada de comandar.

O parlamentar próximo de findar seu uso na tribuna se dirigiu ao governo estadual, para que venha olhar com bons olhos pra Mundo Novo, e que venha disponibilizar mais vacinas ao nosso município, pois a cidade vizinha Japorã se encontra com grande parte da população já vacinada.

Por fim, cobrou que o município venha realizar o trabalho de entrega dos Kits Merenda, pois esses Kits fazem muito a diferença para as famílias mundonovenses de baixa renda.

 

Richardson Prates (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Assessoria

Último a utilizar a tribuna, o presidente do PSDB em Mundo Novo começou se direcionando ao parlamentar antecessor, Jéfferson Pinduca (MDB), que utilizou a tribuna e citando que já conversou com a secretária de Educação, onde a própria falou que logo em breve os kits serão distribuídos.

Richardson citou que em média 760 Kits serão distribuídos, porém a assistência social do município se encontra trabalhando e sempre que possível ajudando os que a procuram dentro das possibilidades.

O presidente do  partido em Mundo Novo falou sobre a emenda impositiva e citou os oito vereadores e o prefeito Valdomiro, onde todos se uniram para adquirir os veículos para a saúde mundonovense.

Segundo Prates, o parlamentar esteve conversando com César Filho, responsável pelo trânsito mundonovense, sobre alguns pontos a serem postos redutores de velocidade na cidade. Para Richardson, é de suma importância a implantação de redutores em três locais na cidade. O parlamentar solicitou aos companheiros para que em conjunto possam destinar um ofício a César Filho, afim de que venha a ser realizado a obra em algumas ruas do município.

Perto de finalizar, Richardson parabenizou Rosária Lucca Andrade pelo posicionamento que a vice-prefeita teve contra a CCR na última semana. O vereador citou que o embate teve uma repercussão nacional, através da página da Tv Sobrinho no Facebook.

Ao fim, o PSDBista citou o presidente Bolsonaro e frisou: “Ele é o nosso presidente e nós temos que respeitá-lo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui