Com baixos estoques de sangue, Hemosul abre neste feriado para atender doadores

0

O Hemosul Coordenador, na Av. Fernando Correa da Costa 1304, em Campo Grande, estará aberto das 7h às 12h neste sábado, 1 de maio, para coleta de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea.

Mesmo com o feriado, a unidade vai funcionar por causa do escasso número de bolsas no estoque de sangue, principalmente de O Positivo e O Negativo, que estão bem abaixo do esperado e por isso torna-se necessário o funcionamento.

A convocação é feita a todos os doadores já fidelizados e novos doadores que possam contribuir para este ato de solidariedade, que é essencial para a vida de tantos pacientes com várias doenças.

É importante lembrar que aquele que tomou a vacina H1N1 precisa esperar 48 horas para poder realizar a sua doação. Já as vacinas oferecidas contra a Covid têm prazos diferenciados. Quem tomou a Coronavac/Butantan precisa esperar 48 horas para doar. Já quem tomou a Astrazeneca/Oxfor/Fiocruz precisa esperar 7 dias para poder doar sangue. A vacina da Pfizer que está chegando à Capital do Estado exigirá, de quem recebê-la, 7 dias de espera para efetivar a sua doação de sangue.

A Rede Hemosul MS é responsável por abastecer com hemocomponentes todos os hospitais públicos e privados de Mato Grosso do Sul. “Um trabalho relevante para a saúde da população e que não pode parar, pois vidas dependem diariamente disto”, salienta Marli Vavas, Coordenadora-Geral da Rede.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade (menores venham acompanhado do pai, da mãe ou tutor legal). Também é necessário ter no mínimo 55 kg, trazer um documento oficial com foto (vale documento digital com foto desde que no app oficial do sistema), estar bem de saúde, sem nenhum sintoma gripal, alérgico ou tosse. Também precisa estar bem alimentado e hidratado.

Mayra Franceschi, Hemosul

Foto: Mayra Franceschi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui