Abril supera março e se torna mês mais letal da pandemia em Mato Grosso do Sul

0

Assim como ocorreu em outros estados brasileiros, Mato Grosso do Sul fecha o mês de abril como o mês mais letal da pandemia de Covid-19. Durante apresentação dos dados oficiais o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende confirmou abril como o mês mais fatídico.

“Temos hoje números que apontam que estamos certos quando alertamos. Abril foi o mês que tivemos mais óbitos em Mato Grosso do Sul. Superamos março que teve 1.081 óbitos, e em abril, 1.276 óbitos. Ou seja, quase 200 óbitos a mais que o mês anterior”, lamentou.

O acumulado de casos no Estado está em 248.185 mil, e o de óbitos chega a 5.718 óbitos. Conforme boletim epidemiológico apresentado nesta sexta-feira (30) nas últimas 24 horas a Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu a confirmação de mais 959 pessoas infectadas e de outros 33 pacientes que perderam a vida para a doença.

Por outro lado, o mês de abril teve uma ligeira redução no número de casos confirmados da doença em relação a março. “No mês passado tivemos 34.070 casos, enquanto no mês e abril tivemos 32.587”, ponderou.

Ainda assim Resende alertou que embora tenha ocorrido uma ligeira queda nos casos confirmados o vírus está mais letal. “Aumentou a taxa de letalidade no nosso estado. Saímos de 1.8 em dezembro, e passamos para 2.3 o grau de letalidade. E o mais grave é que quem está morrendo são as pessoas mais jovens entre 20 a 59 anos”.

Conforme boletim apresentado nesta sexta-feira a capital continua sendo o epicentro da doença, com mais 246 novos casos, e contabilizando total de 94.715 infectados desde o início da pandemia. Na sequencia dos municípios com mais confirmados estão: Dourados (+101); Três Lagoas (+74), Corumbá (+43) e Ponta Porã (+33). A média móvel de casos confirmados por dia na ultima semana é de 930,3.

Foram registrados mais 33 óbitos de pacientes que residiam em 16 municípios do Estado. Os óbitos foram registrados em: Campo Grande (+10), Três Lagoas (+5), Dourados (+4) e São Gabriel do Oeste registrou (+2). Entre os municípios que tiveram um óbito cada estão: Água Clara, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Corumbá, Coxim, Guia Lopes da Laguna, Ivinhema, Jardim, Naviraí, Ribas do Rio Pardo e Rio Brilhante.

Mais detalhes do boletim epidemiológico Covid-19 de 30 de abril podem ser conferidos aqui.

 

Theresa Hilcar e Mireli Obando, Subcom – Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui