Guaíra em 100 dias – Conheça oque a administração Heraldo Trento realizou neste mandato

0

A Gestão 2021-2024 completou 100 dias de Governo no último sábado (10). No início de janeiro de 2021, o Prefeito Heraldo Trento ao definir Secretariado responsável por cada pasta a ser devidamente trabalhada e desenvolvida durante o mandato já solicitou a elaboração de um cronograma de intenções a serem avançadas para os primeiros 100 dias de Gestão.

A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura foi assumida pelo Marcelo Ronnie Silva, servidor público há 10 anos. Como principais metas, para a área da Cultura, foram realizados fomentos financeiros e publicitários de conteúdos digitais culturais realizados por artistas locais, com recursos da Lei Aldir Blanc, além de criar alternativa para que as oficinas culturais continuem a ser ofertadas aos munícipes. Na área do turismo, houveram diversas tratativas com autoridades da pesca no Estado, para que a pesca desportiva em Guaíra seja incentivada, regularizada e permanente. No esporte, o apoio ao Guaíra Futsal levará a equipe a disputar a Taça Bronze, ainda cita-se a revitalização completa do Ginásio de Esportes de Bela Vista. Vale lembrar que a perduração da pandemia atrapalhou e muito a execução de todas as metas pretendidas, e, segundo o próprio Secretário, conforme o controle e flexibilização foram ocorrendo, mais projetos serão postos em prática.

A Secretaria de Educação retornou ao comando da Franciele Danelon, que comandava a Secretaria desde 2017 e se afastou por conta do período eleitoral. Para o primeiro trimestre, marcou destaque a contratação de 60 servidores concursados para atuarem na rede de ensino público municipal. Ainda, houve a adequação nutricional dos kits de alimentação escolar que são distribuídos aos alunos enquanto as aulas continuam no sistema remoto, junto à inclusão dos alunos da Escola Mário Luiz – Associação Pestalozzi, na lista de recebimento desses kits. Cabe destacar ainda as reformas e manutenções que vêm sido realizadas em diversas escolas, tal como o planejamento e restruturação da cozinha da Escola Municipal Sebastião Camarini. A Secretária também enfatiza a problemática causada pela pandemia do coronavírus na devida execução das metas intencionadas.

O Secretário Marcos Rigolon reassumiu a pasta da Secretaria de Saúde, e continuou o árduo trabalho de chefiar a pasta mais cobrada e exigida nestes tempos de pandemia. Só neste início de 2021, foram investidos mais de 800 mil reais no enfrentamento do vírus Covid-19. Ainda, em continuidade ao planejamento elaborado, foi dado celeridade à construção das UBS de Vila Alta, Santa Paula e Parque Hortência, tal como a construção do Canil Municipal. Cabe destacar também a convocação de 11 concursados para assumirem funções na carreira pública municipal. Marcos ainda enfatiza que, no momento, o enfrentamento da pandemia é o principal ponto trabalhado pela Secretaria, e vai continuar com o devido foco até que toda Guaíra esteja erradicada do vírus.

A Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente foi assumida pelo Vereador Licenciado Luis Carlos Lima, ou Luis Ferroquina, como é conhecido. Na área da agropecuária, a Secretaria veio realizando diversos reparos e manutenções das caixas d′Água e abastecedouros existentes nas comunidades rurais guairenses, tal como outros diversos fomentos na produção da bacia leiteira, e a busca por cursos preparatórios, em parceria com o Sindicato Rural, aos agricultores locais. Na Diretoria de Estradas e Rodagens, foram executadas adequações, nivelamentos e cascalhamentos nas estradas rurais do Município, como a Estrada Roda d′Água, Salamanca, Rancho Alegre, entre outras, que totalizaram cerca de 9,9km de estradas adequadas. Para o Meio Ambiente, a recuperação da nascente próximo ao Cine Sete Quedas mereceu o destaque principal, pois com o apoio do serviço e mão de obra de toda a equipe, o custo foi baixo e o resultado além do esperado. Cita-se ainda o planejamento e execução do cronograma de coleta seletiva, em parceria com a equipe da Diretoria de Limpeza Pública. Na infraestrutura, cita-se o alargamento da Rua Joaquim Dorneles Vargas, execução de caixas secas e bocas de lobo no bairro São José, tal como a manutenção da Rua Parigot de Souza, que foi parcialmente destruída por conta das chuvas fortes no início do ano. Ferroquina também ressalta o acompanhamento e execução das diversas obras em planejamento do Município, e enfatiza o comprometimento e celeridade na sua execução.

Sinomar Maria Neto é o nome à frente da Secretaria de Administração. Dentre os principais planos, projetos, e intenções, destaca-se o andamento do processo que permite a navegação ininterrupta, que está em tratativas e autorizações com o IBAMA. Ainda, foram realizadas benfeitorias e manutenções na Rodoviária, visando o melhor atendimento e recepção da população. Cita-se também a celeridade na conclusão da reforma do paço municipal, que estava paralisada por conta de burocracias administrativas com a empresa licitada. Sinomar também destaca o planejamento da construção da ala nova no cemitério municipal, que está sob análise de projeto dos engenheiros municipais, tal como a viabilização de estudos para instituir o transporte público municipal.
A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito continuou sob comando do R. F. M. Castanon Andrade, que já estava à frente da Secretaria desde março de 2020. Para as principais intenções nos primeiros meses de Administração Municipal, destaca-se destaca o andamento na realização de concurso público visando a contratação de mais agentes efetivos para compor a Guarda Municipal. Ainda, ressalta a regularização da lei municipal que proíbe os fogos de artificio, tal como a Lei Municipal que trata as sanções e penalidades para maus tratos aos animais em Guaíra. No âmbito do trânsito, foram realizadas regularizações e sinalizações viárias, além do projeto de restruturação das vagas para motos em frente ao paço municipal, rodoviária e Av. Mate Laranjeira. Castanon também enfatiza as atuações à frente da defesa civil em Guaíra, onde foi possível reorganizar e ampliar o campo de atuação do COMDEC – Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.

A Secretaria de Assistência Social foi assumida pela Ligia Lumi Tsukamoto Suga, e para os primeiros meses de Administração, ressalta o sucesso na aderência do Programa Nossa Gente, o maior projeto assistencial do Estado do Paraná, que veio com o intuito de fomentar o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade em Guaíra. Lígia também destaca o expressivo número de crianças, adolescentes, idosos, indígenas, quilombolas, e outras classes e grupos que carecem de um acompanhamento especial, seja por intermédio do CREAS, CRAS, PETI, Conselho Tutelar e outros diversos segmentos de apoio ofertados pela Secretaria. “É necessário enfatizar que a pandemia agravou a situação de muitas pessoas em Guaíra, com isso, nossa Secretaria tem buscado a continuidade dos atendimentos já realizados, tal como o novo suporte àqueles que estão passando por dificuldades nestes tempos difíceis”, destacou Lígia.

O Vereador Licenciado Adriano Cezar Richter assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, e como principais metas já conquistadas neste espaço de tempo em que se iniciou a atual Gestão, a Secretaria está em tratativas com o SENAC e o SENAI, visando a aplicação de cursos de capacitação aos cidadãos guairenses, como fomento à profissionalização da mão de obra direta. Ainda, cita-se: a abertura de concorrência pública para cessão de uso de 10 abrigos, em parceria com a Itaipu Binacional, para pescadores profissionais; concessão de uso de espaço físico na Vila Eletrosul, concessão de uso de diversas máquinas industriais de costura, concessão de uso Incubadora, entre outras, como fomento direto à geração de emprego e renda. Adriano ainda destaca a isenção dos tributos dos microempreendedores individuais, e o envio de projeto de lei para a aquisição da área para o novo parque industrial, que será encaminhada hoje (16), ao Legislativo Municipal.

A Secretaria de Tecnologia e Sistemas de Informação prosseguiu sob comando do Anderson Barbosa Perez, servidor público há 16 anos no Município de Guaíra. Para as principais metas e objetivos, cita-se a introdução de novos projetos em sistemas, como a criação do Projeto “Culturalis” em parceria com a Diretoria de Cultura. Ainda, a automatização de novos fluxos processuais internos do Executivo Municipal; instalação, montagem e configuração da infraestrutura de rede do piso térreo do paço; e a celeridade no andamento dos demais projetos de infraestrutura da rede, que iniciaram em 2020.

O Engenheiro Luiz Mitsuo Shiomi, pertencente ao quadro de servidores efetivos municipais há 44 anos, continuou chefiando a Secretaria de Planejamento, a qual é a responsável pelos estudos e elaboração de todos os projetos de atendimento às demandas das Secretarias do Executivo Municipal. Dentre as principais ações planejadas e em andamento, cita-se: o andamento da obra de revitalização completa das barracas culturais no Centro Náutico Marinas; o projeto de construção do porto de pesca profissional na antiga prainha; a conclusão do Centro Educacional; e a revitalização completa do Parque do Lago, popularmente conhecido como Fundo de Vale; dentre as mais de 100 ações em andamento.

Antonio Carlos Alves, popularmente conhecido como Toninho e pertencente ao quadro de servidores do Município há 20 anos, prosseguiu sob comando da Secretaria de Fazenda, responsável pela fiscalização e aplicação do recolhimento dos tributos municipais. Considerando a perduração da pandemia, a Secretaria elaborou o cronograma de aprazamento para pagamento dos tributos referente ao ano de 2021, com a devida prorrogação de prazo. Ainda, é responsável pela fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias em Guaíra, onde, em parceria com a Diretoria de Vigilância Sanitária, esteve realizando diversas orientações no comércio local, tal como, quando necessário, a aplicação de multas também. Toninho ainda destaca a aprovação das contas frente ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que aprovou a regularidade das aquisições e demais investimentos realizados com custeio municipal em 100%.

O Gabinete do Prefeito foi assumido pelo Vice-prefeito Gileade Gabriel Osti, e a Procuradoria Jurídica seguiu sob comando do Dr. João Fernando Pinto Grecillo. Ao todo, foram mais de 10 projetos de lei encaminhados para análise e deliberação do Legislativo Municipal. Entre todos, cita-se a atual Lei Municipal nº 2.165/2021, que autoriza o Município de Guaíra a participar de um consórcio junto a Frente Nacional de Prefeitos, para a aquisição de vacinas contra o covid-19, com custeio municipal. Ainda, a Ouvidoria, também pertencente ao Gabinete, já realizou mais de 100 atendimentos, desde o início de 2021, e mais de 500 no canal 156. O Vice-prefeito destaca: “Guaíra atingiu 97% de transparência nas ações relacionadas ao enfrentamento da pandemia. É um número muito significativo do quanto trabalhamos com clareza nas nossas ações, ofertando ao cidadão o melhor do nosso atendimento”.

O Prefeito Heraldo Trento enfatiza que: “São muitas as metas e ações que são realizadas simultaneamente na nossa Administração. Ainda, com a continuidade da pandemia, não conseguimos empregar a devida celeridade intencionada. O desafio é grande, conto com o apoio de toda a equipe para entregar ao final desde mandato 100% do nosso Plano de Governo. O Brasil tem pressa, o Estado tem pressa, mas Guaíra tem mais!”.

DICSI – Texto: Andressa Teleste/Foto: Gabriel Gurjão e Ricardo Lopes/Revisão: Cíntia Marques

Acesse: https://www.guaira.pr.gov.br/index.php…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui