PF de Guaíra deflagra Operação contra fraudes no Auxílio Emergencial

0

A Polícia Federal de Guaíra foi às ruas novamente na manhã desta terça-feira para deflagração da denominada “Operação Checker”, cumprindo mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na cidade de Umuarama, com o objetivo de desmantelar esquema e identificar possível envolvimento de organização criminosa.

Para efetuarem as fraudes, os investigados faziam uso de programas de computador geradores de CPFs e softwares chamados “checkers” que indicavam os titulares aptos a receberem o Auxílio Emergencial.

O líder do esquema possui passagens por outros crimes similares, coordenando golpes anteriores na região de Umuarama envolvendo falsificação de documentos e atuava no saque fraudulento do Auxílio Emergencial, com a utilização de softwares desenvolvidos por hackers, desde o início do programa.

Os saques eram realizados diretamente no caixa eletrônico, na agência bancária, ou então, quando em valores maiores, por meio de transferência através do sistema PIX.
Estima-se que o prejuízo causado às vítimas das referidas fraudes, bem como aos cofres públicos, apenas pelos levantamentos iniciais, seja próximo a R$ 1 milhão, sem considerar outros potenciais envolvidos, o que será possível investigar a partir da análise do material arrecadado.

Com a atuação dos investigados, além do enorme prejuízo ao erário, centenas de pessoas foram privadas do recebimento do benefício, justamente no momento mais agudo da pandemia.
Estão sendo cumpridos 2 Mandados de Busca e Apreensão e 2 Mandados de Prisão Preventiva expedidos pela Vara Federal de Umuarama. Os dois alvos foram presos, segundo a PF.

A operação foi batizada de “Checker” em referência ao programa utilizado pelos investigados para obter acesso aos CPFs com potencial saldo em conta vinculada ao Auxílio Emergencial.

Fonte: Assessoria

Artigo anteriorMunicípio de Guaíra entregará nesta quarta (07/04) um caminhão prancha adquirido através de recursos próprios
Próximo artigoPassageiro de ônibus é preso com maconha em Guaíra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui