Coordenadora da Vacinação alerta sobre a necessidade de tomar a 2ª dose da vacina

0

A Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta manhã (24), um comunicado para as pessoas que já foram imunizadas com a primeira dose da vacina contra o COVID-19.

Silmara Pacheco, Coordenadora da Sala de Vacinas Central, relembrou que a vacina contra o COVID-19 só tem a eficácia prevista se a pessoa estiver imunizada com as duas doses. “Existe uma falsa segurança de imunização em pessoas que tomaram a primeira dose e julgam não precisar da segunda. Mas, isso é um pensamento muito errado. A vacina é composta de duas doses para ter a eficácia prometida. Por isso estamos fazendo esse chamado paras aqueles que ainda não procuraram a Sala de Vacinas Central para tomar a segunda dose, que procure o quanto antes e garanta a eficácia correta da imunização.”

Uma dose da vacina garante uma resposta imunológica menos eficaz do que a produzida após o efeito da segunda dose. Em outras palavras, a primeira dose prepara o sistema imunológico para um ataque viral e a segunda aumenta a imunização. A eficácia da vacina Coronavac no Brasil, de 78%, é referente à proteção gerada pela combinação das duas doses da vacina, bem como a imunização total para casos graves com internação e óbitos. Isso significa que tomar apenas uma dose da vacina não irá gerar a proteção anunciada.

Atenção ao comunicado:
Quem tomou a 1ª dose da vacina Coronavac no dia 03/03 deve comparecer a sala de vacinas central para tomar a 2ª dose no dia 29/03.
Quem tomou a 1ª dose nos dias 04/03 e 05/03 deve comparecer na sala de vacinas para tomar a 2ª dose no dia 30/03.
O horário de atendimento, tanto no dia 29/03 ou no dia 30/03, será das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. A pessoa deve estar munida com os documentos pessoais e comprovante da primeira dose.
Lembrando que o município não se responsabiliza pela garantia da reserva da dose, caso a pessoa não compareça no dia marcado.

Acesse: https://www.guaira.pr.gov.br/index.php…

 

Fonte: Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui