Segunda sessão da Câmara de vereadores de Mundo Novo foi realizada nesta segunda (01/03) com todos parlamentares do legislativo

0
Imagem: Gilmar Prado/Câmara de vereadores

Redação Bruno Leal –

No primeiro dia do mês de Março, a segunda sessão da Câmara mundonovense foi um pouco mais aguda, todos vereadores estiveram presentes.

Uma pouco mais acentuada que na primeira sessão, alguns vereadores iniciaram o mês de Março cobrando mais, outros um tanto mais calmo, confira oque cada parlamentar falou na sessão desta segunda.

Gildo Amaral (PSDB)

Imagem: Divulgação

Dos onze vereadores mundonovense, o ex-policial civil é o mais antigo. Gildo Amaral na última semana não esteve presente por viajem a capital sul-mato-grossense com o prefeito Valdomiro Sobrinho e falou sobre as reuniões que realizou com comandante do executivo.

Gildo iniciou a fala cobrando que o governo venha a instalar um bebedouro na tributação, localizada em frente ao paço municipal, pois as pessoas que vão ao local por vezes necessitam de água e não tem.

O parlamentar continuou a sua fala, adentrando ao tema da viajem que realizou com Sobrinho, onde enalteceu a acessibilidade que o prefeito possuí na capital do estado com todos os deputados e secretários, além de possuir conhecimento e ter respeito em Brasília também.

Sobre a viajem, o vereador disse que esteve com Mara Caseiro, onde reivindicou e fortaleceu o projeto de implantar uma escola cívico-militar em Mundo Novo. Além da deputada estadual Mara Caseiro, Gildo também esteve em reunião com Carlinhos Videira, ex-delegado e atual secretário de Segurança Pública do estado, onde solicitou o valor de R$ 60.000.00 (Sessenta mil reais) para a reforma da Delegacia de Polícia Militar.

Finalizando a sua fala, Amaral falou sobre a empresa Sanesul, onde afirmou que a empresa não cumpre com as responsabilidades contratuais com o município e solicitou um ofício a ser enviado para a promotoria pública, para que ela verifique o motivo do descumprimento contratual.

Jader Moreira (MDB)

Imagem: Gilmar Prado/Câmara de vereadores

O vereador MDBista iniciou a fala novamente criticando a empresa Energisa, onde disse ter recebido ligação de uma mulher pelo período matutino e que não foi atendida pela empresa, mesmo chegando no local mais a mais de 30 minutos de fechar. Jader disse que na segunda quinzena de Março deseja se reunir com o diretor da Energisa em Campo Grande, para conversar sobre as dificuldades que Mundo Novo vem enfrentando quando se refere aos trabalhos da empresa.

Marinho e César Filho, secretário de Obras e diretor de Trânsito respetivamente, ambos foram citados por Jader, onde o vereador solicitou dois redutores de velocidade, um próximo à Igreja Adventista no bairro Copagril e outro próximo à rodoviária.

Durante a fala, o vereador aproveitou a presença do secretária da INCOTUR (Indústria, Comércio e Turismo), Marcos Estáquio, se dirigindo a ele e citando o nome do prefeito Valdomiro Sobrinho, para que eles venham tentar introduzir empresas e fazer voltar a crescer as Avenidas Adjalmo Saldanha e Brasil.

Ao terminar a fala sobre a avenida, Jader as adjetivou-as como um coração mundonovense e portal de entrada do município.

Jader finalizou falando sobre a viajem a Campo Grande e conversa com o diretor-presidente da Agraer, onde o diretor-presidente disse que a demanda e solicitação é enorme, porém tentará disponibilizar pelo menos quatro para Mundo Novo.

Kaudi Filho (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Câmara de vereadores

O vereador tucano iniciou a fala citando a visita na última semana em Mundo Novo do coordenador de articulação política do Governo do Estado, José Gomes Goulart, mais conhecido como Casé, onde ambos estiveram na Escola Estadual Marechal Rondon recebendo algumas solicitações da diretora e coordenadora da escola para serem levadas a capital do estado através de Casé.

Representante do executivo na Câmara, Kenps Silva Nage citou a secretária de Educação Camila Rubin e exaltou a alegria de Mundo Novo receber na próxima semana um ônibus escolar através do programa “Caminho da Escola”, onde o veículo será entregue na capital do estado pelo ministro da educação, Milton Ribeiro, a secretária de Educação do MS e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Na última semana, diversas autoridades estiveram presentes em Mundo Novo e Kaudi falou sobre a reunião realizada na sexta-feira. Kaudi adjetivou a presença das autoridades em Mundo Novo como um momento “importante e definitivo”. O jovem vereador ainda sim citou a regionalização de um futuro aeroporto em Mundo Novo que poderá contemplar todo Conesul do estado.

Em seu penúltimo tema, o parlamentar citou a reportagem que a Rede Globo de comunicação apresentou nesta segunda (01/03) sobre a o valor “exorbitante” que é cobrado pelos cartórios mundonovenses e sugeriu, que se possível, o legislativo estar enviando um ofício de forma coletiva aos cartórios de Mundo Novo sobre a questão do valor, para posteriormente ter uma resposta do porque ser tão alto o valor cobrado.

Kaudi finalizou a sua fala citando a seletiva realizada em Mundo Novo, criticando a denúncia que foi feita ao Ministério Público, citando isso como uma “picuinha política”, e defendendo os professores que já foram aprovados. O vereador direcionou sua fala para Camila e disse que está junto dela e de todos os professores e professoras.

Eliete Feitosa Tel (PT)

Imagem: Gilmar Prado/Câmara de vereadores

Eliete, a única mulher dentre os onze parlamentares, mais conhecida como Neguinha do PT, iniciou falando da visita que realizou ao secretário de Saúde do estado, o agradecendo pela forma que ela foi tratada e citando também Dorival Betini.

A vereadora do PT citou o secretário de Saúde Fábio Doná, onde na semana passada foi criticado pela parlamentar pela falta de resposta e comunicação com a própria. Durante a fala sobre Doná, Neguinha solicitou para o secretário, verificar a possibilidade de, descentralizar a vacinação contra a Covid-19, para que a vacinação venha ser feita nos bairros, sejam nos postos ou escolas.

No último tema, a vereadora criticou o cemitério municipal, onde disse que o local, se encontra em maus cuidados. Neguinha disse que esteve no local e em suas palavras adjetivou-o momentaneamente como “um lixo” devido o modo como se encontra.

Finalizando, solicitou para que a administração venha cuidar do local e realizar melhorias, e que se, caso não possa fazer este trabalho, terceirize-o para o empresário Hassan.

Gérson Resende (PSD)

Imagem: Gilmar Prado/Câmara de vereadores

Em sua primeira fala, Piscuila citou o nome do médico Marcos Valério, onde segundo o parlamentar, ele não o conhece, porém ouviu falar de alguns populares que o médico é de excelente qualidade em seu serviço e que se possível, a administração municipal através da saúde verificar a possibilidade de o recontratar.

Amigo da família Trad, Gérson disse que esteve conversando com o senador Nelsinho Trad e que o parlamentar federal tentará destinar um ônibus para a saúde mudonovense, onde o veículo ficará livre para estar fazendo o transporte de pacientes de Mundo Novo para outras cidades.

Piscuila citou alguns pontos negativos sobre o município, onde criticou a demora para finalizar a reforma do Ginásio de Esportes e cobrou a administração sobre iluminação pública.

O parlamentar mundonovense parabenizou Valdemar Marinho, secretário de Infraestrutura durante a fala e pediu a administração municipal informações sobre o asfalto no bairro Copagril.

Ao finalizar, Piscuila disse sobre a visita que realizou ao deputado estadual Neno Razuk e que o político estadual prometeu destinar uma emenda para a entidade AMPDF, onde contemplará diversas pessoas “carentes e deficientes” segundo o vereador.

Richardson Prates (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Câmara de vereadores

Presidente do PSDB em Mundo Novo, Richardson Prates iniciou falando sobre a visita das autoridades no município durante a última semana, tais como, a deputada estadual Mara Caseiro, o deputado federal Beto Pereira, o diretor-presidente da Sanesul Valter Carneiro e o secretário do governo Sérgio Di Paula, onde o representante do governador disse que destinará o valor de R$ 100.000.000 (Cem mil reais) para as entidades do município.

Utilizando a tribuna e ainda falando sobre as entidades, o PSDBista falou que conversou com o diretor de Cultura de Mundo Novo, Wellington Cavalheri, para que venha realizar um Show de prêmios virtual, pois não é permitido aglomeração devido o momento de pandemia, entretanto as entidades solicitaram ajuda.

O vereador solicitou a administração municipal, se direcionando aos funcionários Zé Henrique e César Filho, primeiramente parabenizando-os pelo trabalho que estão realizando em Mundo Novo e depois pedindo que ambos venham melhorar a sinalização próximo ao parquinho dos correios.

Além da pintura, Richardson também disse que no local é necessário a melhoria de iluminação e um redutor de velocidade. Prates também solicitou a Jhonatan Martins, diretor de Esportes, para que venha junto a administração realizar um orçamento de instalação de telas na quadra de areia do local.

Durante a fala, o presidente do PSDB em Mundo Novo parabenizou Valdemar Marinho, Vanderlei Botega e Marcos Eustáquio pelo trabalho realizado na Prainha do Cascalho e Porto Isabel no último final de semana.

Antes de finalizar, parabenizou o secretário de Saúde Fábio Doná, onde esteve na Câmara Municipal de Mundo Novo conversando com os vereadores e sanando dúvidas dos parlamentares.

Jeferson Espanhol Cavalcante (PSDB)

Imagem: Divulgação

Líder do seu partido na Câmara, Jerferson Espanhol Cavalcante mais conhecido como Pinduca, o vereador MDBista não esteve presente na primeira sessão do ano, porém nesta segunda sessão iniciou falando sobre o secretário Fábio Doná, onde o parabenizou pela presença na Câmara de Mundo Novo pelo período matutino desta segunda (01/03).

Pinduca em sua fala, disse que os vereadores possuem emendas, do mesmo modo que deputados e senadores possuem, e afirmou que pediu ao secretário Fábio Doná para trazer as prioridades do município sobre saúde, para que o legislativo destine uma emenda coletiva a saúde mundonovense.

O vereador se dirigiu a administração municipal, onde solicitou para que o Diário Oficial, que ultimamente está saindo no período da tarde, não venha estar saindo no período vespertino e que se possível saia na primeira hora de trabalho do dia.

Ao fim da fala da primeira parte, Pinduca questionou o ICMS do município e solicitou a administração para contratar uma empresa que venha cuidar e ajudar, no quesito de ICMS, para que não venhamos perder mais ICMS.

Jeferson, finalizou entrando no tema do processo seletivo que foi realizado em Mundo Novo, onde o próprio parlamentar denunciou ao Ministério Público, algumas incongruências segundo a sua visão, e que ele não errou em momento algum, pois o papel do vereador é fiscalizar.

Aproveitando a presença da secretária de Educação, o vereador disse que realizou o ato, porém em sua visão, sua ação não é de “picuinha política” e nem pretende prejudicar ou favorecer ninguém.

Evaldo Carlos (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Câmara de vereadores

Evaldo Carlos, vereador tucano, iniciou falando sobre a viajem que fez a Campo Grande acompanhado de Raul Amaducci e Jader Moreira.

O vereador afirmou que em visita ao deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, solicitou um resfriador de leite e mais R$ 50.000.000 (Cinquenta mil reais). Segundo Evaldo, a metade será destinada à Rede Feminina de Combate ao Câncer e a outra metade para outra entidade, ainda indefinida.

Tucano, o vereador Evaldo citou a visita ao diretor-presidente da Agraer André Nogueira Borges em Campo Grande. Durante a presença na capital, Evaldo solicitou uma emenda de R$ 385.000.000 (Trezentos e oitenta e cinco mil reais) para Mundo Novo através do deputado federal Beto Pereira e esteve utilizando a tribuna para falar sobre o assunto.

Ao fim da fala, Evaldo parabenizou alguns funcionários públicos, dentre eles o funcionário Jorginho, que trabalha na parte de iluminação pública do município e que é sempre muito bem atendido pelo trabalhador.

Na última fala, o parlamentar agradeceu ao secretário Fábio Doná pela reunião na data de segunda-feira (01/03), onde disse que ao ver o secretário no local, se sentiu no lugar dele, tendo toda empatia pelo secretário. Evaldo disse que, em sua visão, mesmo em pouco tempo no comando da secretaria, Doná já possuí uma grande personalidade e está de parabéns.

Gessé Ferreira (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Câmara de vereadores

De todos que utilizaram a fala nesta segunda, Gessé foi o vereador mais polêmico na sessão. O PSDBista se mostrou indignado e falou diretamente ao vereador Jeferson Pinduca algumas colocações políticas, ao seu modo de ver.

O tucano iniciou falando sobre a viajem que estará realizando para Campo Grande, nesta terça (02/03), onde estará levando documentação à deputada federal Rose Modesto em Campo Grande para o recebimentos de emenda direcionados ao Lar São Francisco de Assis.

Após isso, o vereador também falou sobre o processo seletivo que foi cancelado em Mundo Novo, ao qual diversas vezes falou que o motivo “Não é picuinha política”, em um tom de voz forte.

Gessé se dirigiu ao vereador Pinduca, onde disse que o MDBista não tem palavra, pois Gessé foi o único vereador que o apoiou para deputado estadual em 2018, com um compromisso entre ambos e que o próprio não honrou com sua palavra.

No fim, o vereador utilizou seus cinco minutos, onde disse que existem pessoas tentando engessar a administração municipal, por picuinha política.

Raul Amaducci (PSDB)

Imagem: Gilmar Prado/Câmara de vereadores

Último orador e vereador da noite, Raul Amadduci falou sobre a viajem que fez a Campo Grande, onde se deslocou juntamente de Evaldo Carlos e Jader Moreira para a capital sul-mato-grossense.

Raul citou que conversou com Humberto Mello na Agraer, além do diretor André Borges, ao qual recebeu a informação de que tratou sobre maquinários que devem vir para Mundo Novo ainda no ano de 2021.

O mais jovem vereador citou o prefeito Valdomiro Sobrinho e o secretário de Infraestrutura Valdemar Marinho, onde disse que pretende sentar com ambos para andar junto e ajudar o município a levar o melhor para as estradas rurais de Mundo Novo.

Na última semana Raul questionou o secretário Fábio Doná. Nesta segunda, o parlamentar voltou a citar o nome do secretário, e diferentemente da primeira, dessa vez o parabenizou e agradeceu pela presença na Câmara de vereadores, que teve uma reunião  pelo período matutino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui