Luta contra o rebaixamento: O que cada time precisa fazer para se salvar

0

As duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro serão fundamentais para cinco clubes que ainda brigam para fugir do rebaixamento. São eles Sport, Fortaleza, Bahia, Vasco e Goiás. Visando a permanência na Série A, cada um vai precisar de uma combinação de resultados. Alguns dependem só de si, e outros precisaram contar com tropeços dos adversários.

Sport
14º colocado
42 pontos

A equipe pernambucana é a que está mais próxima de se manter na primeira divisão. Atualmente na 14ª posição, o Leão só depende de si para se salvar. Mais dois pontos garantem a permanência em 2021, o problema é que os adversários são complicados.

Os dois jogos restantes serão contra o Atlético-MG, em casa, e contra o Athletico-PR, fora. As duas equipes ainda têm objetivos na competição, o que pode dificultar a vida do Sport. Mesmo assim, caso Goiás e Vasco não vençam um de seus últimos jogos, o time da Ilha do Retiro se salva sem precisar pontuar mais.

Fortaleza
15º colocado
41 pontos

O Tricolor também está próximo de garantir a permanência, e terá um confronto direto que pode liquidar a fatura. Na 37ª rodada, enfrenta o Bahia, em casa. Uma vitória garante a salvação do Leão na Série A. Caso não vença o rival nordestino, terá na última rodada o Fluminense.

A chance de o Tricolor das Laranjeiras chegar ao último jogo classificado para a fase de grupos da Libertadores e impossível, então o ideal para o Fortaleza é vencer o Bahia e se salvar. Assim como o Sport, não poderá ser alcançado por Vasco e Goiás caso os dois percam alguma partida, sendo que ambos se enfrentam na última rodada.

Bahia
16º colocado
38 pontos

A situação do Bahia não é tão confortável quanto a de Fortaleza e Sport. O time baiano só depende de si para ficar na elite nacional, mas está com Vasco e Goiás bem na cola, de forma que um deslize pode ser suficiente para perder esta vantagem. O Tricolor está um ponto acima dos cariocas e dois na frente do Esmeraldino.

Na penúltima rodada, o Tricolor terá pela frente o Fortaleza. Se vencer e contar com o tropeço de Vasco e Goiás, permanece na Série A. Caso essa combinação não aconteça, chegará na última rodada para enfrentar o Santos precisando de um resultado. O Peixe pode chegar classificado para a Libertadores, mas as chances são pequenas. Portanto, uma vitória contra o rival nordestino é quase essencial.

Vasco
17º colocado
37 pontos

Os dois últimos compromissos serão contra o Corinthians, fora de casa, e contra o Goiás, em casa, na última rodada. A reta final de ambos os clubes é parecida, já que se enfrentam no final e pegam um time que briga pela Libertadores antes. Entretanto, ambos podem chegar rebaixados na última rodada, caso percam seus jogos e o Bahia vença o Fortaleza.

Para o Vasco ficar na Séria A, precisará contar com um tropeço do Bahia e vencer os dois jogos, ou duas derrotas do Tricolor de Aço e do Goiás. As chances de o time carioca permanecer são mais baixas, mas o Cruzmaltino ainda briga pela permanência.

Goiás
18º colocado
36 pontos

A recuperação do Goiás na reta final do Brasileirão foi impressionante. Muitos dizem que, se o time tivesse mais rodadas, garantiria sua permanência. Entretanto, a reação começou um pouco tarde, e restam dois jogos. O Esmeraldino é o time que tem a menor chance de se manter na elite, mas ainda segue vivo.

O primeiro compromisso será contra o Red Bull Bragantino, que ainda briga por uma vaga na Libertadores. Caso perca, pode confirmar seu rebaixamento em caso de vitória do Bahia. Se vencer, chega vivo à última rodada. Para permanecer, o Goiás precisa vencer seus dois jogos e contar com um tropeço do Bahia. Como enfrenta o Vasco na última rodada, não depende tanto do adversário carioca, desde que consiga os seis pontos restantes.

 

Fonte: Gazetaesportiva.net

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui