Bancada de MS se divide sobre prisão de deputado do PSL e diz aguardar desfecho na Câmara

0
Plenário da Câmara dos Deputados. (Agência Câmara, Arquivo).

Indagada, parte da bancada federal de Mato Grosso do Sul se posicionou a respeito da prisão do colega na Câmara Federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso na terça-feira (16), após publicar vídeo em que faz apologia ao AI-5 e defende destituição de ministros do  (Supremo Tribunal Federal). A maioria concordou com a detenção, criticando o conteúdo proferido pelo parlamentar.

A medida, inclusive, passará pelo crivo dos parlamentares, apesar de a prisão ter sido em flagrante e por crime inafiançável. Uma reunião está marcada para às 13 horas (de Brasília) desta quarta-feira (17) na Câmara Federal.

Em sua conta no twitter, o deputado Dagoberto Nogueira (-MS) noticiou a prisão ainda ontem, afirmando que Daniel Silveira é ‘responsável por contínuos ataques à democracia, além de ser um dos disseminadores rotineiros de fake news“. “Ele vem abusando desde o início de seu mandato, contra o Congresso, o Supremo Tribunal Federal, contra a democracia. Se a Câmara dos Deputados já tivesse aberto o processo de cassação dele, talvez não chegaria a este extremo. A prisão só ocorreu por inoperância da Câmara dos Deputados. Um processo deve ser aberto e ele deve ser cassado”.

“Eu li a decisão do  ministro Alexandre de Moraes e vi o pronunciamento do deputado Daniel Silveira. Considero gravíssima a conduta do deputado, violadora de varias normas tipificadas no Código Penal e em leis esparsas. Creio que, como ele já estava sendo investigado, a decisão do ministro tem fundamento jurídico”, disse o deputado Fabio Trad (-MS).

Acrescentou que a imunidade parlamentar não existe para ‘acobertar condutas desta natureza’ e que a fala de Silveira não foi uma crítica apenas, mas um discurso com alvo e ‘propósito de ameaçar os ministros e atentar contra o estado democrático de direito’.  (B-MS) afirmou que prefere aguardar a reunião, convocada pelo presidente Arthur Lira (-AL), antes de se posicionar sobre o assunto.

Vander Loubet (PT) disse também que a ‘imunidade e a liberdade de expressão não são absolutas’. “E esse deputado extrapolou. Nenhum parlamentar pode ir para as redes sociais pregar invasão do , um Poder constituído. O ministro Alexandre de Morais agiu corretamente, é necessário colocar um freio nos arroubos autoritários e violentos desse tipo de pessoa”.

Os 8 deputados federais de Mato Grosso do Sul foram acionados pela reportagem, que aguarda a manifestação. Os senadores também foram procurados para repercutir o assunto. A assessoria da senadora Simone Tebet (MDB-MS) afirmou que a parlamentar prefere esperar a decisão da Câmara Federal, já que trata-se de um deputado federal.

*Matéria editada para acréscimo de informação às 12h58

Fonte: MidiaMax

Artigo anteriorPRF apreende carreta com 20 de toneladas de contrabando
Próximo artigoGuaíra confirma 17º óbito por coronavírus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui