Mara Caseiro assume no lugar de Onevan e Assembleia passa a ter mulher após quase dois anos

0
Mara Caseiro era suplente e assumiu a vaga deixada por Onevan de Matos - Foto: Luciana Nassar / Alems

Mara Elisa Navacchi Caseiro foi exonerada do cargo de diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para assumir o cargo de deputada estadual, nesta quarta-feira (18).

Mara era suplente do deputado Onevan de Matos (PSDB), que morreu na última sexta-feira (13), vítima de complicações da Covid-19, em São Paulo.

A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e a solenidade de posse ocorreu na Assembleia Legislativa, por videoconferência.

Mara Caseiro foi nomeada para o cargo na Secretaria de Cultura em fevereiro de 2019.

A parlamentar recebeu posse no cargo de deputada estadual da 11ª legislatura em Sessão Legislativa Ordinária, transmitida por videoconferência, na manhã de hoje. Mara exerce pela terceira vez o cargo de deputada estadual, tendo sido eleita anteriormente nos mandatos de 2011-2014 e 2015-2018.

Com a posse, ela passa a ser a única mulher na Casa de Leis, que até então não tinha nenhuma representante feminina neste mandato.

Em seu discurso de posse, Mara lamentou que a volta para a Assembleia seja nestas circunstâncias. Segundo ela, a expectativa era que Onevan fosse eleito prefeito em Naviraí e ela ocupasse a cadeira dele apenas em 2021, quando ele saísse para tomar posse na cidade.

“Parafraseando Machado de Assis: ‘o destino, como os dramaturgos, não anuncia as peripécias nem os desfechos’. Dito isto, eu tomo posse com o dever de continuar o trabalho parlamentar na nossa região do Conesul, minha e do amigo Onevan, e irei desempenhar essa função com total responsabilidade e transparência como sempre fiz”, disse.

A ex-diretora-presidente da Fundação de Cultura retorna para a Assembleia Legislativa na bancada do PSDB, dentro da base aliada do governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Ela afirmou também, em seu discurso, que irá lutar por pautas que defendam o interesse das mulheres.

“Sei que como a única deputada estadual de Mato Grosso do Sul tenho também a importante missão de representar todas as mulheres do Estado, de defender os nossos direitos e de trabalhar no enfrentamento da violência contra a mulher e também a cultura de paz”, afirmou.

“Nós mulheres temos o poder de olhar com sensibilidade para o ser humano e de debater questões de relevância na sociedade, como a igualdade de direitos, trabalhar por uma saúde que atenda a população mais carente, uma educação de qualidade, segurança para todos, desenvolvimento econômico, infraestrutura eficiente, realizando projetos sociais que ofereçam uma vida mais digna e justa, enfim, um trabalho que atenda a todos os sul-mato-grossenses”, concluiu.

Mara Caseiro além de deputada estadual, também foi vereadora em Eldorado e ocupou a cadeira administrativa do município por duas vezes como Prefeita.

Filha de Onevan de Matos, Rhaiza Matos, que assumiu o lugar do pai no pleito e foi eleita prefeita em Naviraí, participou da solenidade de posse. Ela recebeu homenagem na Casa de Leis, recebendo a placa que era de Onevan.

Emocionada, ela afirmou que está sendo um momento de muita emoção, mas que vai continuar o legado do pai.

“Assumi agora uma posição de muita honra, de muita responsabilidade, onde vou fazer o meu melhor para continuar levando a honra do meu pai como ele gostaria de executar na prefeitura de Naviraí”, afirmou.

 

 

Fonte: CorreioDoEstado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui