Operação da PF mira facção criminosa em MS e cinco estados

0

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sterça-feira (25) operação em Mato Grosso do Sul e outros cinco estados contra uma facção criminosa baseada no estado do Rio de Janeiro.

Intitulada “Expurgo”, a ação cumpre 27 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão, expedidos  pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Bangu (RJ).

Segundo a GloboNews, três desses mandados estão sendo cumpridos em Mato Grosso do Sul.

Iniciadas em dezembro de 2018, as investigações apontaram que os líderes da organização tinham como objetivo expandir sua atuação pelo estado fluminense, se aproximando com outras facções.

Os agentes identificaram que os líderes, mesmo já presos, desempenhavam a “gestão criminosa” de dentro de presídios estaduais, de onde replicavam ordens e emitiam os chamados “salves”.

Ainda conforme a PF, a organização criminosa é bastante organizada e estrutura. Há uma hierarquia regida por um um “estatuto” e um “dicionário disciplinar”, que estabelecem condutas, protocols e até punições para transgressões.

A cúpula da facção se comunicava por meio de aplicativos de mensagens, orientando a divisão de tarefas e definindo as atividades do dia, além de realizar debates para a tomada de decisão, assim como a difusão de diretrizes a serem adotadas pelos membros e o monitoramento das atividades das forças de segurança estaduais.

Além do crime de integrar organização criminosa, os presos serão autuados pelos crimes de tráfico de drogas e armas, sem prejuízo de outras condutas ilícitas eventualmente identificadas no decorrer das investigações.

O nome da operação faz referência ao movimento da Polícia Federal de desfazer a estrutura da organização criminosa, evitando a sua expansão e domínio no estado do Rio de Janeiro. (Com informações Jornal Correio do Estado).

Fonte: Jornal Correio do Estado

Oferecimento: Security Alarmes e Monitoramento; Segurança 24 horas

 

Artigo anteriorCarros furtados são encontrados em oficina de Guaíra
Próximo artigoNaviraiense bate o carro e é preso pela polícia com droga no Paraná

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui