Arte mobiliza e Hemosul celebra 2 mil bolsas de sangue em menos de 20 dias

0
2

A união entre a arte e a solidariedade tem sido muito positiva em Mato Grosso do Sul. Lançada no dia 5 de agosto a campanha “Do Mesmo Sangue” já mobilizou dois mil doadores no Estado, e o resultado são 2 mil bolsas de sangue coletadas na Rede Hemosul e a ararinha vermelha do Monumento das Araras em Campo Grande voltando às suas cores de origem.

Devido a pandemia nos últimos meses a Rede Hemosul vinha enfrentado períodos de significativa baixa nos estoques de sangue, e a iniciativa tem sido importante para manutenção do estoque estratégico da instituição que atende as unidades públicas e privadas do Estado.

“A solidariedade está sendo o ponto chave dessa campanha e ver a arara sendo colorida com a colaboração de pessoas que já doavam e também de novos doadores que chegam no Hemosul querendo ajudar é incrível”, avalia Marli Vavas, coordenadora geral da Rede Hemosul, que destaca a importância da fidelização desses doadores ao longo do ano.

A segunda etapa da pintura da arara vermelha foi realizada nesta segunda-feira (24) pelo artista plástico Cleir, que enfatizou a participação da sociedade nessa iniciativa em prol da vida. “Ver a participação das pessoas com o maior interesse de ir fazer a doação é uma satisfação muito grande, especialmente num momento desse de pandemia que a gente está realmente precisando”, destaca o artista que lançou a obra em 1996.

Além da mobilização da sociedade, diversas empresas da iniciativa privada também tem aderido a iniciativa. A campanha “Do Mesmo Sangue” é uma parceria entre Hemosul, Sicredi, e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). Para que a arara volte a ficar totalmente vermelha serão necessárias 5 mil bolsas de sangue. A cada mil doações uma parte dela será pintada.

O Hemosul Coordenador fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 7h às 17h, e aos sábados de 7h às 12h. A cada 1° sábado do mês o atendimento é das 7h às 17h.

Além da demanda espontânea, o agendamento é uma opção para evitar aglomeração e prevenir o contágio do novo coronavírus. Os telefones para agendamento na Capital são os fixos (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316.

Também é possível doar nas unidades do Hemosul de Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim. Confira aqui os endereços e horários de atendimento.

Para doar é necessário levar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos e possuir idade entre 16 e 69 anos. Critérios para a doação de sangue em Mato Grosso do Sul podem ser conferidos no site do Hemosul.

Mireli Obando, Subcom

Foto: Saul Schramm

Artigo anteriorAssistência Social de Mundo Novo realiza atividades remotas em conscientização ao Agosto Lilás
Próximo artigoALEMS apoia consulta pública de aperfeiçoamento do Plano Nacional de Segurança

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui