MS é o 1º lugar no ranking nacional de transparência sobre coronavírus

0

O Estado de Mato Grosso do Sul avançou no ranking de transparência em relação às informações do coronavírus e, agora, ocupa o primeiro lugar na lista dos estados brasileiros, segundo o levantamento da Open Knowledge Brasil.

Em uma semana, o Estado subiu 3 pontos e adquiriu a nota máxima de 100 pontos, empatando com Rondônia e Espírito Santo. A evolução de Mato Grosso do Sul é resultado das mudanças na divulgação do microdados, na plataforma Mais Saúde, assim como a possibilidade de baixar o arquivo em formato Excel, ajustável à necessidade da informação, seja por parte da população como da imprensa.

“Desde o começo nossa prioridade é apresentar à população informações verdadeiras e precisas sobre a doença, porque apenas assim conseguiríamos combater de forma assertiva a doença no Estado”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Para secretário Riedel, o avanço no ranking revela comportamento do Governo na transparência das ações em relação à doença
Foto: Saul Schramm

Do mesmo modo, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, comemora os resultados e fala sobre a importância do resultando diante do trabalho desenvolvido pelas partes envolvidas na divulgação dos dados. “A transparência é uma prioridade do nosso governo inclusive durante a pandemia. Temos nos esforçado ao máximo para que todas as nossas ações, compras emergenciais, medidas e informações sejam disponibilizadas de maneira rápida para a população e esse constante avanço no ranking é a prova disso”.

Vale destacar que nos dois últimos relatórios a OKBR elevou os critérios de avaliação e a mudança na metodologia aumentou a exigência das informações. A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. A rede desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos.

O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados pela União e pelas unidades da Federação nos portais oficiais.

MS avançou 3 pontos e hoje ocupa o primeiro lugar no ranking nacional

 

Ana Brito, Subcom

Artigo anteriorConviver Daudt Conceição realiza ‘live’ Bailão Dia dos Pais neste sábado, às 14h00 pelo facebook Governo de Mundo Novo
Próximo artigoPrefeitura de Amambai realiza atualização diária sobre a COVID-19 através de boletim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui