Na manhã de terça-feira (21/), o 3º Grupamento de Polícia Militar de Japorã implantou o Projeto “Dirija sem Beber” ou “Jeikojave Mbayrúpe” em Guarani, destinado ao combate do mau hábito do consumo de bebida alcóolica e direção, que visa especificamente à Comunidade Indígena de Japorã.
Tendo mais da metade de sua população constituída por índios Guaranis Nhandeva, grande parte das ocorrências policiais que acontecem em Japorã, são na Aldeia Porto Lindo ou na “retomada” Yvi Kathu e, quase todas elas, provocadas por uso excessivo de bebida alcoólica.
O Projeto está sendo posto em prática pela Polícia Militar com o apoio do Município, da Capitania e da Secretaria Especial de Saúde Indígena-Sesai. A idéia consiste na divulgação, através de redes sociais de vídeo, em que um policial militar fardado, falando em Guarani, explica os riscos para aqueles que fazem uso de bebida e dirigem, citando prisão, perda do veículo e acidentes. Ele aborda também o uso obrigatório do capacete, condições de funcionamento do veículo e excesso de passageiros.
Um veículo de som transitará nos próximos dias, pela região, com um áudio em guarani, alertando quanto a esses riscos. Agentes comunitários indígenas, que visitam regularmente todas as 1.268 famílias que residem na Aldeia, receberam orientações e o panfletos de quatro páginas em uma linguagem simples e direta, confeccionados em português e guarani, e falarão sobre o tema com os assistidos por eles, a quem entregarão o material impresso, tornando-se assim, multiplicadores da iniciativa.
Depois de concluída a etapa de educação e prevenção, a Polícia Militar de Japorã, fará uma série de blitzes, nas estradas de acesso à área indígena, visando coibir abusos, por parte de condutores de veículos automotores, que não sigam as regras pré-estabelecidas.
Assessoria de Comunicação Social – CPA/1 – 12º BPM.