Sanesul aponta temporal e estiagem para falta de água em casas de Mundo Novo e gerente pede uso racional

0
1
"Semana difícil", disse gerente da Sanesul (foto: Jandaia Caetano)

“Berneck é o bairro mais afetado”, diz gerente da unidade

Jandaia Caetano

A Sanesul lançou um comunicado nesta segunda-feira (20) sobre a constante falta água nas residências em Mundo Novo. A nota aponta que o temporal da segunda-feira (13) passada e a estiagem prolongada “comprometem o abastecimento”.

O comunicado pede “que a população utilize a água de forma racional… deixando lavagem de calçadas e veículos para quando a situação se normalizar”.  O gerente da unidade em Mundo Novo, Gerson Contini, explicou que a queda de energia no último dia treze de abril esgotou os reservatórios e a situação leva “dez dias para restabelecer”.

Gerson apontou que caindo o nível de água no reservatório, não há a pressão necessária para levar água até os bairros mais altos:

“A estiagem (falta de chuva) prolongada também prejudica a produção dos nossos oito poços. A parte alta do Berneck é a mais afetada, porque com pouca água falta pressão para levar o produto até estas residências”.

Na hora do almoço desta segunda-feira, a moradora do Berneck, Mary Brandão, da Travessa Jardim, ainda reclamava da falta de água: “Acabou minha água sexta-feira de manhã e só voltou por meia hora no domingo de madrugada, em torno das cinco horas, e já parou de novo”.

Gerente solicitou a construção de mais dois poços à empresa

Mais dois poços profundos. Esta pode ser a solução para o problema na opinião do gerente da Sanesul em Mundo Novo. Gerson já solicitou junto a empresa a construção dos mesmos e pediu á prefeitura a doação de mais dois terrenos. A intenção da empresa é construir um poço e um reservatório no Berneck e outro poço no bairro Copagril.

Com a atual situação econômica do estado em meio às perdas econômicas decorrente da pandemia do coronavírus, o gerente aguardará da diretoria da empresa uma resposta sobre a capacidade de investimento da Sanesul.

Os oito poços em funcionamento em Mundo Novo tem uma projeção de produção de 220 m³/h. Os últimos índices apontam produção de 195 m³/h. Esta queda significa perda de 25 mil litros/hora.

A Sanesul em Mundo Novo conta também com dois reservatórios apoiados – com capacidade (somados) de um milhão e cem mil litros -, localizados no bairro Tapajós, além de um reservatório elevado de 150 mil litros.

Confira o Comunicado da Sanesul, em Mundo Novo:

A Sanesul, unidade de Mundo Novo MS, comunica aos seus clientes que, devido ao temporal no dia 13/04/2020, houve queda de energia elétrica, por várias horas, esgotando os reservatórios e comprometendo o abastecimento, sendo que, quando isso ocorre, são necessários vários dias para o restabelecimento total do abastecimento nas residências.

Comunica também, que a estiagem prolongada, provocou queda substancial na vazão dos poços artesianos que abastecem a cidade, o que também compromete o abastecimento.

Por esse motivo e em situações como esta, é fundamental que a população utilize a água de forma racional, priorizando a alimentação e a higiene, sem desperdiçar, deixando a limpeza pesada, tais como, lavagem de calçadas e veículos, para quando essa situação se normalizar.

Sanesul

Unidade Mundo Novo – MS

Artigo anteriorCom três novos casos, coronavírus já chegou a 21 cidades de MS
Próximo artigoCoronavírus – Mundo Novo tem suspeito com resultado negativo e município segue com 2 casos positivos que estão em isolamento social

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui