CNH Digital de MS emitida a partir de 13 de abril pode ser baixada em app sem documento físico

0
Aplicativo está disponível gratuitamente para IOS e Android
O condutor habilitado junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) e que tenha o documento expedido desde o dia 13 de abril de 2020,  poderá obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em formato digital mesmo antes da impressão da mesma, seja para a renovação dos exames, primeira habilitação ou outros motivos.

Segundo o chefe do setor de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Luiz Fernando Ferreira dos Santos, para que isso seja possível, é necessário que o condutor tenha seu cadastro atualizado junto ao banco de dados do Departamento, informando corretamente número de telefone celular com DDD e endereço de e-mail.

“É através desse e-mail cadastrado, que o condutor receberá um e-mail do Denatran [Departamento Nacional de Trânsito], informando o número de registro e um código de segurança da sua CNH ou da PpD-Permissão para Dirigir, possibilitando que ele baixe imediatamente a versão atualizada desse documento de habilitação no seu telefone celular, que tem o mesmo valor legal do documento físico”, explicou.

Para ele, neste momento de pandemia em que a orientação é para que a população evite aglomerações, a medida é importante para encurtar as filas de espera no momento da retirada do documento.

Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, “é uma melhoria considerável em relação ao prazo, principalmente para os condutores do interior do Estado. Nossa intenção é agilizar a liberação da CNH para o condutor, para que não fique sem conduzir enquanto aguarda a emissão do documento e estimular a utilização dos serviços digitais disponíveis e posteriormente, com calma, retire a sua CNH física”, considerou.

Antes da medida, só poderia ter o documento digital quem já estivesse de posse do documento físico, por conta do QR Code impresso no verso da carteira.

Para obter o documento, o condutor precisa baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser obtido por meio das lojas virtuais dos telefones celulares em todos os sistemas operacionais.

Vivianne Nunes, Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui