Secretaria da Saúde recebe 6 mil testes rápidos para diagnóstico do coronavírus

0

A Secretaria de Estado de Saúde recebeu do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (03.04) seis mil unidades testes rápidos para diagnosticar o coronavírus (Covid-19). Também foram enviados três mil testes de biologia molecular para o Lacen/MS continuar a análise dos casos suspeitos no Estado.

Os testes serão usados em profissionais da área de saúde que atuam nos postos e hospitais de todo o país, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis que estejam com sintomas da Covid-19. Os resultados deste teste saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos.

A ideia é que estes profissionais que estão na linha de frente do atendimento à população, garantindo cuidados médicos e de segurança, recebam o diagnóstico e tenham a oportunidade de retornar, de forma segura, às suas atividades, que são consideradas essenciais.

A SES também está adquirindo dez mil unidades de testes rápidos. O processo ainda está em andamento. Os testes rápidos serão  enviados às macrorregiões, priorizando hospitais que atendam casos de Covid-19.  O Centro de Operações de Emergência (COE/MS) irá definir a distribuição dos testes.

O teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Não é recomendado para uso em toda a população, uma vez que não consegue diagnosticar o início da doença.

A Secretaria de Estado de Saúde também recebeu três mil testes de biologia molecular, RT-PCR, para exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS).

O Lacen/MS realiza os exames dos pacientes com suspeita de Covid-19 de todo o Estado. Os resultados ficam protos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras. A SES também realizou a compra de 25 mil testes de biologia molecular.

Texto: Airton Raes – Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Foto: Saul Schramm

Artigo anteriorCentro de Retransmissão de Televisão Aberta aberta em Mundo Novo recebe melhoria
Próximo artigoDurante Operação Hórus, Polícia Militar apreende 115 mil pacotes de cigarros contrabandeados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui