Mundo Novo conta com um novo caso suspeito de coronavírus

0
64

O paciente, de 55 anos, está isolado no Hospital Bezerra de Menezes

Foi coletado material que foi enviado para o Laboratório Central de Saúde (Lacen – MS) para análise. O paciente tem 55 anos. O resultado deve sair entre sexta-feira (27) e domingo (29).

A informação da Secretaria Municipal de Saúde é que o paciente está isolado no Hospital Bezerra de Menezes. Ele estava na casa de familiares em um bairro do município – chegou do Paraguai há três dias – e passou mal, com AVC (Acidente Vasculhar Cerebral), falta de ar e tosse.

O prefeito Valdomiro informou que na segunda-feira o Comitê de Combate ao Coronavírus irá se reunir para tomar várias decisões. O Comitê conta com integrantes de vários setores da sociedade.

O prefeito explicou que a situação é complicada e que a reunião está marcada para a segunda-feira para se evitar uma tomada de decisão precipitada neste momento.

PESSOAS COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS DEVEM FICAR EM CASA

A maioria das pessoas que estão identificadas pela Secretaria Municipal de Saúde com sintomas respiratórios estão respeitando os profissionais de saúde e aderindo a quarentena. Uma pequena parte, segundo a secretaria, não está acatando as indicações e destratando médicos e enfermeiros.

Segundo a Portaria nº 454, do Diário Oficial do Governo Federal “o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios das pessoas que residam no mesmo endereço…pelo período máximo de 14 (quatorze dias)”. O artigo 2º ainda aponta que “considera-se pessoa com sintomas respiratórios a apresentação de tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre”. No artigo 3º, a portaria afirma que “é dever da pessoa sintomática informar ao profissional médico”.

Texto: Jandaia Caetano/Semcos
Banner: Arquivo Semcos

Imagem com fundo azul, o brasão do município ao centro e escrito (em branco) Governo de Mundo Novo Mato Grosso do Sul.

Editado as 16h14 – O resultado pode sair até o domingo (três dias). Não temos um indicativo que sairá na sexta (como estava sugerido anteriormente na matéria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui