Primeiro suplente será chamado para cobrir férias e licenças médicas; vagas titulares poderão ser abertas
Saiu no Diário Oficial do município de Mundo Novo e se encontra no site www.mundonovo.ms.gov.br – no banner Processo Eletivo CMDCA (https://www.mundonovo.ms.gov.br/conselhotutelar/) – o edital com a Abertura do Processo de Escolha de Suplentes para o Conselho Tutelar 2020/2024.
Houve necessidade do novo processo de escolha, porque no primeiro, lançado no ano passado, apenas sete nomes foram aprovados para participar das eleições. Destes, duas conselheiras titulares pediram exoneração do cargo para assumirem concurso público em Guaíra e Mundo Novo (Letícia Fernanda e Kátia Caldeira).
Com a posse de Rodrigo Molina e Luana Mendes, o Conselho Tutelar ficou sem suplente. Os concorrentes neste novo pleito poderão assumir uma vaga de titular caso haja alguma desistência ou desvio de conduta de algum titular. O suplente também assumirá as férias dos cinco conselheiros atuais ou alguma licença médica.
As inscrições vão até o dia 20 de março, na Sala dos Conselhos, que fica anexo ao Centro de Qualificação (ao lado da prefeitura), das 7h15 às 12h00. NO edital consta as datas para os vários processos:
1) Inscrição e Registro de Candidaturas;
2) Avaliação Escrita;
3) Avaliação Prática de Informática;
4) Avaliação Psicológica;
5) Eleição;
6) Formação e Capacitação.
O salário de um conselheiro tutelar é de R$ 2.228,49. Para se candidatar é preciso ter no mínimo dois anos de atuação na área de defesa e proteção ao direito da criança, ter o ensino médio completo, 21 anos e residir no município pelo menos há cinco anos.
Todo o processo é conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adeolescente (CMDCA). A Comissão Especial, e o CMDCA, é presido por Liliane Noetzold. Fazem parte da comissão, também: Jhonathan Levino, Ana Paula Ferro, Ademar Silveira e Héllen Alves.
Texto: Jandaia Caetano/Semcos
Imagem – link para o site da prefeitura do município.
Imagem de vários locais do município, como link para o site do município: um barco no Rio Paranazão, a igreja Católica Matriz e da ponte Ayrton Senna.