Psicóloga de Amambai apresenta trabalho em Congresso de Avaliação Psicológica em Maceió

0

A psicóloga Elenice Peixoto da Costa dos Santos, lotada na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Amambai, esteve presente no II Congresso e III Simpósio de Avaliação Psicológica, em Maceió (AL). Na ocasião, a profissional apresentou o trabalho que tem como tema: Autorregistro como instrumento de avaliação do comportamento de automutilação em adolescentes, fruto de sua dissertação que vem sendo elaborada durante o mestrado em Psicologia que está cursando na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), sob orientação do Professor Doutor Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

Nesta oportunidade, Elenice abordou como o comportamento tem aumentado significativamente nos últimos anos e como um olhar diferenciado pode ajudar pessoas em sofrimento. A automutilação tem sido definida como qualquer comportamento intencional que envolva agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio e não socialmente aceita dentro da cultura, nem para exibição. Já o autorregistro, ou automonitoramento, é entendido como o comportamento de observar e registrar sistematicamente a ocorrência de algum evento emitido pela própria pessoa, bem como eventos ambientais associados. Trata-se de uma estratégia utilizada como controle de estímulos, que tem como objetivo auxiliar os participantes da pesquisa a observarem o comportamento a ser analisado/avaliado, além de proporcionar o autoconhecimento dos sujeitos a respeito da própria conduta.

Sugere-se que a reatividade do autorregistro está relacionada com a alteração da frequência do comportamento, geralmente, na direção desejável, ou seja, reduzindo os comportamentos inadequados e/ou aumentando os comportamentos adequados. Essa mudança se dá em virtude do registro que a pessoa faz do próprio comportamento, quanto maior o tempo de autorregistro, maior a tendência à mudança.

Essa técnica possibilita a avaliação, auxilia no diagnóstico, prognóstico e nos encaminhamentos necessários ao sujeito em sofrimento. Conclui-se, neste caso, que o autorregistro é uma importante ferramenta de avaliação do comportamento e dos estados emocionais do indivíduo que se mutila.

Para apresentar seu trabalho em Maceió, a psicóloga contou com o apoio da Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Educação, que não mede esforços para que a Educação Especial do município tenha a visibilidade necessária e ofereça a todos os alunos um perfeito atendimento.

 

Fonte: Decom/Amambai

Artigo anteriorDeputado Barbosinha reivindica investimentos na BR-163 pela CCR MSVia
Próximo artigoGoverno do estado prevê entregar mais de 1,4 mil moradias na Capital em 2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui