Com 43 pontos, o Fluminense subiu para a 14.ª colocação, justamente a última que garante um lugar na Sul-Americana de 2020. Neste domingo enfrenta o Corinthians, em São Paulo, e uma vitória simples basta. Se não vencer, dependerá de um tropeço do Botafogo, que tem um ponto a menos e jogará contra o Ceará, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro.
O Fortaleza não tem o que lamentar. Já garantido na Sul-Americana, um triunfo no Maracanã o deixaria com chances de classificação à Copa Libertadores, mas o 0 a 0 acabou com qualquer esperança. O time comandado pelo técnico Rogério Ceni atingiu os 50 pontos e está na nona colocação. O Internacional, em oitavo lugar – posto que dá vaga na principal competição de clubes do continente -, soma 54. Neste domingo, o clube cearense fará a partida de despedida da temporada junto de sua torcida, na Arena Castelão, em Fortaleza, contra o Bahia.
Em campo, os times disputaram uma partida muito pegada no meio de campo, com muitas faltas e poucos lances de emoção. No primeiro tempo, o mais perto de chegar ao gol foi o Fluminense. Teve duas boas oportunidades, mas em ambas o goleiro Felipe Alves conseguiu fazer a defesa. O Fortaleza pouco fez para assustar Marcos Felipe na outra meta.
Na segunda etapa, o Fluminense teve mais posse de bola e passou a fazer mais pressão. Logo no começo, Nenê perdeu uma boa chance em cobrança de falta. Depois, aos 26, já com um jogador a mais – o zagueiro Paulão, do Fortaleza, havia sido expulso -, o time carioca quase abriu o placar. Daniel cruzou na área, Marcos Paulo errou a tentativa de bicicleta, mas a bola sobrou para Yuri, que cabeceou muito perto do poste direito.
Só que o Fluminense também ficou com 10 jogadores aos 31 minutos Dodi acertou o cotovelo em Juninho em disputa de bola, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Até o final, só mais uma chance tricolor. Gilberto arriscou de fora da área e a bola bateu na trave direita de Felipe Alves.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 x 0 FORTALEZA
FLUMINENSE – Marcos Felipe; Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Yuri Lima, Dodi, Daniel e Nenê (Wellington Nem); Yony González (João Pedro) e Marcos Paulo (Evanilson). Técnico: Marcão.
FORTALEZA – Felipe Alves; Tinga, Quintero, Paulão e Carlinhos; Juninho, Felipe e Edinho; Romarinho (Bruno Melo), Osvaldo (André Luís) e Wellington Paulista (Kieza). Técnico: Rogério Ceni.
CARTÃO AMARELO – Yony González (Fluminense).
CARTÕES VERMELHOS – Dodi (Fluminense); Paulão (Fortaleza).
ÁRBITRO – Raphael Claus (Fifa/SP).
RENDA – R$ 445.735,00.
PÚBLICO – 39.034 pagantes (39.965 no total).
LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).