Consórcio Brasil Central discute adesão à linha de crédito para setores do agronegócio e indústria

0

Nesta edição, governadores do BrC debatem pautas coletivas e elegem novo comando

Campo Grande (MS) – São Luiz do Maranhão é o endereço do encontro dos governadores que integram o Consórcio de Interestadual para Desenvolvimento do Brasil Central (BrC). Na edição, que inicia nesta quinta-feira (28.11) e encerra amanhã (29.11), os gestores estaduais vão discutir um acordo de cooperação com o Banco de Brasília (BRB) para a região do Brasil Central com uma linha de financiamento no valor de R$ 500 milhões.

O protocolo de intenções foi assinado em setembro pelo secretário executivo do Consórcio, Jader Afonso e pelo presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. A liberação do crédito é destinada para investimentos nas áreas do agronegócio e indústria. Reunidos, os estados participantes do BrC, concentram uma população de 26,2 milhões de habitantes e ocupam 28,8% do território nacional.

Além deste protocolo, os governadores retomam pautas já tradicionais do grupo que têm objetivo de fomentar e desburocratizar setores da gestão pública. Sete projetos estão em desenvolvimento: compras compartilhadas de medicamentos, turismo integrado, logística/infraestrutura, mercado comum, fomento ao desenvolvimento rural e agronegócio, diversificação da pauta exportadora, aliança municipal pela competitividade.

Nesta sexta (29), acontece também a eleição do novo presidente  do Consórcio para o mandato de 2020. Atualmente, o governador Reinaldo preside o grupo. Ele foi eleito no final de 2018 para gestão de 2019.

O Consórcio Brasil Central é uma associação pública de natureza autárquica formado pelo Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Maranhão. Foi o primeiro a ser formado no Brasil em 2015.

Acompanha o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Gestão Estratégica e Governo, Eduardo Riedel.

Beatricce Bruno –  Subsecretaria de Comunicação de MS – Subcom
Foto: Chico Ribeiro

Artigo anteriorSó reforma da previdência vai garantir aposentadorias no futuro, explica especialista
Próximo artigoPedágio na BR-163 terá valor reduzido em 53,94% a partir de sábado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui