20 de Novembro se comemora o Dia da Consciência Negra
A data não é feriado no país, mas simboliza a luta dos negros no país, através da história de resistência e luta da Comunidade dos Palmares, capitaneada por Zumbi dos Palmares.
Em 832 dos 5.570 municípios brasileiros, o feriado foi decretado. Cidades de dezesseis estados estão entre elas. Destaque para o Rio de Janeiro, Alagoas, Mato Grosso, Amapá e Amazonas onde é feriado em todos os seus municípios.
No Mato Grosso do Sul, apenas Corumbá decretou o dia como feriado. A data foi incluída no calendário escolar em 2003 e comemorada oficialmente no país desde 2011, pela Lei 12.519.
Reagindo ao 13 de maio – assinatura da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel – a data de 20 de novembro é considerado pelos movimentos negros no país a data representativa da liberdade e da cultura negra.
Texto: Jandaia Caetano/Semcos
Banner: Reprodução
#PraCegoVer – Imagem com uma adulta negra a frente, e na sequência, um adulto negro, um senhor pardo e uma criança branca; A frente duas faixas – uma verde e outra amarela – sobre os olhos dos mesmos e a frase: “Todo o brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro” (Gilberto Freire/ Casa Grande & Senzala).