Seminário na Assomasul discute ‘financiamento das políticas públicas’

0
29
Zé Cabelo fala durante abertura do seminário (Foto: Edson Ribeiro)

Willams Araújo

Como parte do programa “CNM Qualifica”, foi aberto na manhã desta terça-feira (29), no plenário da Assomasul, em Campo Grande, o seminário  “Financiamento das Políticas Públicas”, destinado à capacitação de servidores públicos municipais.

O evento, que terá sequência nesta quarta (30), foi aberto pelo diretor-executivo da Assomasul, ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo, José Domingues Ramos, o Zé Cabelo, representando o presidente da entidade e prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina.

Em sua fala, Zé Cabelo agradeceu a todos, lembrando que este é o décimo seminário realizado na sede da entidade como parte do CNM Qualifica e que a capacitação de servidores municipais é uma das prioridades da atual diretoria.

O “CNM Qualifica” é promovido pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) em todo o país  em parceria com as entidades regionais de municípios visando o aprimoramento de vários setores da administração pública.

O consultor da CNM, Eduardo Stranz

O seminário está sendo ministrado pelo consultor da CNM, Eduardo Stranz, que ao abrir o encontro disse que há 23 anos acompanha o processo municipalista e sabe das reais necessidades dos gestores municipais, sobretudo, da importância que o esse tipo de curso tem no papel de qualificar os servidores visando melhorar o atendimento à população.

Entre outros assuntos a serem abordados durante os dois dias de evento estão “princípios básicos das competências tributarias dos três entes da federação; a carga tributária brasileira; as principais transferências para os municípios, como FPM (Fundo de Participação dos Municípios), o Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério) e o ITR (Imposto Territorial Rural).

Também serão discutidos os royalties de petróleo, minerais e hídricos e suas agências; as transferências do estado para os municípios; o ICMS, o conceito de VAF (Valor Adicionado Fiscal), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores); o ISS e suas mudanças ao longo dos anos; o IPTU e a planta genérica de valores; o ITBI e o mercado imobiliário e as taxas e contribuições de responsabilidade municipal.

Ao final, serão mostradas aos participantes as ações e luta da CNM para a melhora da arrecadação municipal; histórico da atuação da entidade ao longo dos anos em diversas leis e pleitos para os municípios.

Artigo anteriorSem CPI, Energisa diz aos deputados que contas aumentaram por causa do calor
Próximo artigoGestão de Dr. Bandeira completa 129 quadras de asfalto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui