Curso de Bordado Vagonite começou nesta segunda-feira no Centro de Qualificação Profissional

0

Curso de Bordado Vagonite começou nesta segunda-feira no Centro de Qualificação Profissional
#Semcos
Com 14 alunas, curso se encerra nesta quinta-feira (24) com a instrutora Lurdes de Itaquiraí

O Vagonite é um tipo de bordado originário da Suíça que se espalhou pela Europa Central. Os trajes típicos e seus bordados foram trazidos para o Brasil nas bagagens dos imigrantes, que se instalaram no Sul depois da primeira guerra mundial.

É uma derivação muito antiga do Ponto de Cruz que veio da região do Tirol. A diferença se dá pelo fato de o vagonite ser feito em tela trama mais grossa ou menos grossa, com pontos cruzando na frente ou não, lembrando alinhavos bem feitos.

Ambos formam desenhos que geralmente são em tiras verticais ou horizontais, que seguem a largura dos suspensórios exibidos do lado de fora das roupas.

A perfeição dos desenhos construídos geometricamente são a partir do preenchimento, com ponto cheio dos espaços desfiados do tecido, e suas variações são infinitas. Surgem desses entremeios elegantes e delicados, perfeiras toalhas para Lavabo, lençóis, panos de prato, caminhos de mesa, ou enfeitando barrados especiais em toalhas e jogos de banho.

Nota e fotos: Carina Yano
Fonte: As 3 artes

#PraCegoVer – Imagens das alunas sentadas em volta de uma mesa com toalhas e linhas, bordando com auxílio da instrutora Lurdes de Itaquiraí

Artigo anteriorGoverno de Mundo Novo define Avenida Rio Branco como prioridade para ação no próximo semestre
Próximo artigoDia D contra o Sarampo atendeu mais de 300 crianças no último sábado (19) no UBS Central

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui