Um desses é o Inclusão em Tela. A ideia, explica Celi, é que filmes sejam adaptados para que qualquer público, seja ele surdo ou cego, possa acompanhá-lo. Após esses filmes, rodas de conversa são feitas com o grupo, o que possibilita a construção de novos conhecimentos e práticas sobre acessibilidade e inclusão.
Outro projeto desenvolvido nacionalmente, com participação da UEMS, é o da construção de um banco de dados inédito sobre Educação Especial por meio do Projeto Pioneiros. Relatos de profissionais sul-mato-grossenses estão sendo coletados e documentos científicos produzidos por pesquisadores do estado passam agora por processo de indexação, que é a listagem e o arquivamento. A futura biblioteca digital terá grande potencial para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema.
O MS em Pesquisa é exibido na TV Assembleia às terças e quintas, às 16h30, aos sábados às 15h e aos domingos às 16h, e mostra que Mato Grosso do Sul tem papel importante na produção científica brasileira. O programa pode ser acompanhado também na TVE Cultura e no canal do YouTube da Casa de Leis.